Seminário reúne 150 associações comunitárias para debater políticas públicas - Rede Gazeta de Comunicação

Seminário reúne 150 associações comunitárias para debater políticas públicas

A Câmara de Vereadores promoveu durante a manhã desta segunda-feira (30), o III Encontro com Presidentes de Associações Comunitárias Urbanas e Rurais de Montes Claros. O evento, que foi de iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), trouxe aos participantes projetos que incentivam a agricultura familiar de forma a gerar renda aos produtores da área urbana e rural – participaram cerca de 150 associações.

Este é o terceiro Encontro com Presidentes de Associações Comunitárias Urbanas e Rurais de Montes Claros, realizado pela Câmara de Vereadores, que além de trazer conhecimento aos participantes, também celebra o Dia Municipal das associações, comemorado em 31 de maio. Os outros dois últimos encontros foram promovidos no ano passado através da Escola do Legislativo Professor Artur Leite.

“Sabemos que diversas comunidades rurais precisam de melhorias nas estradas e a ampliação do programa de iluminação pública. Nosso objetivo aqui é fortalecer essas instituições e associações, dando apoio ao homem do campo, para assim criar políticas públicas”, afirmou o presidente da Casa.

Durante toda manhã foi realizado um ciclo de palestras explicando os programas que as associações podem participar, as políticas públicas que estão sendo promovidas em prol do segmento, e a forma que podem se inscrever com objetivo de movimentar a agricultura familiar.

O diretor técnico da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Oto Ferreira Cândido, apresentou o programa “Brasil mais Cooperativo”, uma iniciativa do Ministério da Agricultura para apoiar o cooperativismo e o associativismo rurais brasileiros através da oferta de assistência especializada, da promoção da intercooperação, da formação técnica e da qualificação de processos de gestão, produção e comercialização nos mercados institucionais e privados.

“A ideia é fortalecer as cúpulas nacionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para agregar no escoamento das mercadorias produzidas pela agricultura familiar, assim fortalecer o cooperativismo” explicou o diretor.

Outro ponto abordado foi o “cadastro do agricultor familiar” ministrado pela secretária de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luísa Martins Fernandes. Segundo a secretária, o programa é um instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar, bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os empreendimentos familiares rurais e as formas associativas da agricultura, como as cooperativas agropecuárias e associações rurais.

Também esteve presente no evento o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Minas Gerais, Ricardo Demicheli, o deputado federal Marcelo Freitas e líderes comunitários.

Necessidade

O gerente regional da Emater Montes Claros, José Arcanjo, mostrou a necessidade em melhorar a infraestrutura das atividades comunitárias, como exemplo, as instalações de sedes próprias das associações. “Muitas vezes, quando realizamos alguma reunião em uma comunidade, não temos local próprio para isso. O mesmo acontece quando os médicos vão à zona rural fazer atendimentos e não tem lugar propício para isso”, disse Arcanjo.

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia Barbosa destacou que é necessário as câmaras municipais apoiarem o desenvolvimento do homem do campo, pois, é através dessas associações comunitárias que o crescimento do município acontece. Maria Yvelônia também mostrou a importância das associações estarem envolvidas nos conselhos municipais para as tomadas de decisões. (Ascom CMMC)

%d blogueiros gostam disto: