Seminário estadual da defesa civil sobre seca reunirá gestores municipais na Amams - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Seminário estadual da defesa civil sobre seca reunirá gestores municipais na Amams

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), vai sediar na quarta-feira (12), na sua sede, em Montes Claros o “Seminário Estadual de Convivência com a Seca 2023”, promovido pelo Gabinete Militar do Governo do Estado – GMG, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec/MG e Defesa Civil da Amams. O evento será destinado aos gestores dos municípios das regiões Norte, Noroeste, Central de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, afetados pelo período de seca/estiagem em Minas Gerais. Uma reunião realizada no dia 04/04 com representantes da Amams e da Defesa Civil Estadual definiu os últimos detalhes do encontro. As inscrições estão sendo efetuadas no site da Defesa Civil Estadual.

O objetivo do Seminário será de integrar as ações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), e promover a cultura da resiliência com foco na gestão do risco da seca, via ação de planejamento e preparação, mitigando o sofrimento da população afetada. Foram abertas 250 vagas para prefeitos, prefeitas e dois representantes de cada município. Na programação serão montados painéis voltados para a capacitação e aperfeiçoamento da Defesa Civil, ministrados pelo Gabinete Militar do Governo do Estado, Cedec, IGAM, Programa Água Doce, Idene, I.E.F e Secretaria de Estado da Saúde. O Seminário será conduzido pelo chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, com participação do Tenente Coronel Carlos Eduardo Lopes, coordenador adjunto de Defesa Civil.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, destacou a importância deste Seminário da Seca para os municípios da região. “Conforme afirmam os institutos de meteorologia, para este ano é esperado um período maior de seca e estiagem, o que traz sempre os prejuízos socioeconômicos para a população em geral”. Nilsinho ainda destacou que a Amams pediu a Cedec e ao Governo do Estado a apresentação das Ações da Saúde para Combate às Arboviroses, “doenças que avançam nos municípios da região, trazendo transtornos aos prefeitos e atingindo em massa a população como um todo. (Ascom Amams)

%d blogueiros gostam disto: