Montes Claros vai sediar a partir de segunda-feira (4), o Seminário Qualificação das Arboviroses – Manejo Clínico e Planos Municipais de Contingência. O evento, realizado durante dois dias, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai reunir mais de 400 gestores municipais de saúde, coordenadores de vigilância em saúde e de atenção primária, referências técnicas de mobilização social, médicos e enfermeiros que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), explica que o objetivo do Seminário é reforçar o repasse de orientações aos gestores e profissionais de saúde dos 86 municípios que compõem a macrorregião do Norte de Minas, visando conter o avanço dos casos notificados de arboviroses – dengue, febre Chikungunya e Zika vírus.
“Diante do considerável aumento de casos notificados de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em todo o Estado, o Seminário possibilitará aos gestores e profissionais de saúde trocar experiências e atualizar informações sobre a implementação dos planos de contingência elaborados no ano passado. Além disso, a atualização de médicos e enfermeiros no atendimento de pacientes nas unidades de saúde constitui outra iniciativa de fundamental importância visando evitar que pessoas acometidas por arboviroses evoluam para situações de saúde mais graves, potencializando o risco de óbito”, pontua Agna Menezes.
Programação
Segunda-feira (4), o Seminário será realizado a partir das 9 horas no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). A abertura da programação voltada à participação de secretários municipais de saúde, coordenadores de vigilância e de atenção primária e a referências técnicas de mobilização social contará com a participação do subsecretário estadual de vigilância em saúde, Eduardo Prodoscimi.
Em seguida a referência técnica da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (Cevarb), Roseli Gomes, apresentará o cenário epidemiológico deste ano e os documentos orientadores de atuação dos municípios. As ações de mobilização social serão apresentadas pela referência técnica da SRS de Montes Claros, Lillian Tararam. Na sequência, Agna Menezes falará sobre a atuação do Cievs no Norte de Minas.
A partir das 13h30 a matriz de responsabilidade do controle das arboviroses será apresentado por Fabiano Pimenta, referência técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O tema também será abordado por Roseli Gomes, do Cevarb e por Kátia Ramos, da Subsecretaria de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG.
O primeiro dia do Seminário será encerrado com a apresentação dos fluxos assistenciais da macrorregião de saúde do Norte de Minas. Participarão referências técnicas das SRS de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora.
Manejo clínico
Terça-feira (5), o Seminário será realizado no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Area Mineira da Sudene (Cimams). O foco será voltado para o repasse de orientações a médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, visando a atualização de informações sobre o manejo clínico de pacientes com suspeitas de terem contraído alguma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
A programação será aberta às 9 horas com apresentação do médico da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Mariano Fagundes, falando sobre a classificação de risco de pacientes com suspeita de arbovirose e, especificamente, de pessoas acometidas por dengue.
A partir das 13h30 o Seminário terá continuidade com o médico Mariano Fagundes detalhando as condutas sobre o manejo clínico de pacientes com febre Chikungunya e febre amarela.
Em seguida o diagnóstico e acompanhamento laboratorial será apresentado por Clarissa Fernandes Gomes, referência técnica do Laboratório Macrorregional da SES-MG. A programação será encerrada com a apresentação da rede de referência e fluxos assistenciais nas unidades regionais de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora. (Pedro Ricardo/ SEE-MG)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)