O Sistema Faemg Senar estará presente na programação do 1º Seminário do Agronegócio de Matias Cardoso, evento que acontecerá no próximo dia 22 de novembro com uma série de palestras gratuitas. O objetivo do seminário é fazer uma atualização de conhecimentos sobre temas importantes das atividades rurais, bem como incentivar ainda mais os produtores a seguirem investindo na região. O Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso também é parceiro na realização do evento.
“O foco é o produtor rural, mas o evento está aberto a todos que queiram se capacitar. A ideia é envolver os produtores da região, através das palestras com temas de destaque e de atualização de assuntos, para que possam pensar novas opções para o trabalho no campo. Com isso, queremos contribuir para que o que for produzido aqui possa ganhar mais mercado consumidor em outras regiões”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Pesca, Jésus Magno Rodrigues Silveira.
A expectativa é que mais de 100 produtores rurais, além de comerciantes locais, participem do evento. As palestras serão realizadas por diversos especialistas, destacando empreendedorismo rural; controle e vacinação de animais; aplicação e manejo de agrotóxicos; cooperativismo; linhas de crédito ao produtor e administração rural, tema que será debatido pelo instrutor do Senar Minas, Leonardo Carvalho Brant Maia. Na abertura do ciclo de palestras, o presidente do Sindicato Rural, Ciro Souza, vai mostrar atuação sindical, as ações e trabalhos realizados pelo Sistema Faemg Senar na região.
Vocação no campo
A cidade de Matias Cardoso faz parte da Região do Jaíba, onde está instalado um dos maiores projetos de irrigação e é um dos principais polos de fruticultura do país. Por isso mesmo, a grande importância e representatividade da produção rural para o município. Segundo a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Pesca, o agronegócio é responsável por 53% do Produto Interno Bruto (PIB) de Matias Cardoso.
O principal destaque é a produção de limão tipo tahiti, que deu ao município a condição de segundo maior exportador do fruto no país. Mas outras cadeias produtivas também garantem movimentação econômica e renda à população. Através do Sistema Faemg muitos destes produtores estão conquistando ainda mais qualidade produtiva para expandir seus negócios. A cidade recebe, por exemplo, grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, nas cadeias da bovinocultura de corte, olericultura (cultivo de pimentas) e fruticultura. Nos próximos meses uma nova turma será formada para a bovinocultura de leite.
“É muito importante essa parceria com o Sistema Faemg Senar. Além dos grupos de ATeG, temos também vários cursos já realizados. Nos últimos quatro anos foram mais de 120 cursos, nos mais diversos segmentos e cadeias produtivas”, finaliza o secretário municipal, Jésus Magno.
Toda a programação do seminário acontecerá na Câmara Municipal de Matias Cardoso, que fica localizada na Orla Brasilino Feliciano Santos. O evento tem previsão de início às 8h e encerramento por volta das 12h30, e contará ainda com sorteio de brindes e lanche aos participantes. (RICARDO GUIMARÃES – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)