Seminário discute Semana da Consciência Negra - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Seminário discute Semana da Consciência Negra

Como parte das comemorações pela Semana da Consciência Negra, a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá o XI Seminário PET Ciências da Religião, com atividades gratuitas a partir de amanhã (16), em formato será virtual, com programação paralela ao II Seminário do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/Grupo “Católicas pelo Direito de Decidir”). O tema central é “Artivismo, Memória e Resistência em Literaturas do Povo Negro”, com atividades até a sexta-feira (19/11). Profissionais convidados participam das sessões de debates, com mediação de pesquisadores e docentes do curso de Ciências da Religião, do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências da Religião (PET-CRE) e do NEAB/Unimontes. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/peteventos. A transmissão será pelo canal do PET-CRE, no Youtube.

O ciclo de conferências e as mesas temáticas propõem contribuir no sentido de “visibilizar a produção literária e acadêmica do povo negro”. Outro objetivo está na possibilidade de “evidenciar que a diáspora negra sobreviveu e sobreviverá, superando as cicatrizes que assinalaram sua dramática trajetória”, explica o professor José Maria Pereira Carvalho, do curso de Ciências da Religião e um dos coordenadores do NEAB/ da Unimontes. Os responsáveis pelos seminários lembram, ainda, que a “literatura de expressão negra surgiu como uma forma de representação da subjetividade negra diante da literatura oficial ou canônica que reflete o paradigma da dominação cultural branca”. Desta forma, “ela demarca o rompimento com aquela visão do negro estereotipado, pois retrata suas vivencias mostrando-o como sujeito do seu discurso e de sua ação em defesa de sua identidade cultural”.

Programação

O Seminário sobre “Artivismo, Memória e Resistência em Literaturas do Povo Negro” será aberto terça-feira, com a mesa-redonda “O racismo na estrutura social: algumas reflexões em perspectiva histórica”, às 19h10. A abordagem será feita pela professora doutora Verena Alberti, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). As mediadoras serão as professoras Zilmar Cardoso e Mônica Amorim, da Unimontes.

Na quarta-feira (17/11), às 19h10, haverá a conferência “Escravos da religião: família e comunidade Fazenda São Bento de Iguaçu”, com apresentação pelo professor mestre Vítor Hugo Monteiro Franco, doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mediação da professora Letícia Rocha.

O evento prossegue na quinta-feira (18/11), no mesmo horário, com a conferência “Religião e revolta: revisitando a discussão sobre a resistências africanas anti-coloniais”. O tema será abordado pela professora doutora Patrícia Teixeira Santos, do Departamento de História, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com mediação da professora Cristina Borges, do Departamento de Filosofia e também coordenadora do NEAB/Unimontes.

Na sexta-feira (19/11), às 19h10, a programação será encerrada com a conferência “A escrita libertária de Carolina Maria de Jesus”. O convidado para apresentação do tema é o professor Antônio Wagner Veloso Rocha, do Departamento de Filosofia e do Programa de Mestrado em Letras – Estudos Literários (PPGL) da Unimontes. O mediador será o professor José Maria Pereira Carvalho. (Portal Unimontes)