Seminário de Vigilância Sanitária capacita profissionais de municípios em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Seminário de Vigilância Sanitária capacita profissionais de municípios em Montes Claros

Com a participação de profissionais de saúde dos 54 municípios que integram a sua área de atuação, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou, no dia 8 de agosto, a realização do Seminário de Vigilância Sanitária. O evento prossegue até dia 10 de agosto, no auditório do Consórcio Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), com a participação de fiscais e coordenadores de vigilância em saúde.

O coordenador de vigilância sanitária da SRS de Montes Claros, Valci Mendes, explica que “o objetivo do seminário é abordar diversos temas relacionados aos serviços de vigilância e que, normalmente, geram dúvidas no dia a dia do trabalho dos profissionais que atuam nos municípios. Dessa forma, além de aspectos técnicos, estão sendo tratadas questões relativas às resoluções estaduais em que há o estabelecimento de pactuações com os municípios e posterior acompanhamento do cumprimento de metas”.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Agna Soares da Silva Menezes, completa que “a realização de capacitações dos profissionais atuantes nos municípios leva em conta a possibilidade de ocorrência de substituição de profissionais, além da necessidade de atualização sobre as mudanças introduzidas nas legislações. Com isso, é necessário que ocorra uma padronização da conduta a ser seguida pelos municípios para evitar que ocorra diferenciações entre os procedimentos adotados em uma e outra localidade”.

Na abertura do seminário, a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, também reforçou a importância das capacitações de profissionais que atuam nos serviços de vigilância sanitária, levando em conta a evolução dos processos de descentralização de serviços.

“É importante que os profissionais dos serviços municipais estejam devidamente preparados e atualizados para o desempenho de suas funções, pois o bom resultado gera, naturalmente, uma melhor prestação de serviços para todos os segmentos da sociedade”, pontuou a superintendente.

Já a secretária municipal de saúde de Montes Claros e presidente regional do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Dulce Pimenta, observou que “a implementação dos serviços de vigilância sanitária é de fundamental importância tanto nos pequenos como nos grandes municípios, pois o desempenho dessa atividade gera impactos diretos nos serviços de saúde.  A legislação da vigilância sanitária tem evoluído gradativamente e a oportunidade de capacitação que a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros proporciona aos técnicos constitui ação relevante, no sentido de contribuir para que os municípios consigam acompanhar a evolução dos serviços a serem prestados à população”, concluiu a secretária.

Por sua vez, a coordenadora de Serviços de Interesse da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Aletéia Ferreira Prado de Figueiredo, reforçou que “diante da evolução que os normativos dos serviços de vigilância sanitária têm passado nos últimos anos, a capacitação técnica dos profissionais constitui ação estratégica no sentido de possibilitar que haja o alinhamento de condutas em todos os níveis da administração pública”.

Ao destacar a importância do reforço dos serviços de vigilância sanitária nos municípios, o secretário executivo do Cimams, Thiago Lacerda Maia, disse que, “tanto em microrregiões como na macrorregião de saúde Norte, o Consórcio Multifinalitário da Área Mineira da Sudene se coloca à disposição para contribuir para que a SES-MG consiga obter bons resultados, auxiliando os municípios no atendimento das demandas dos mais diversos segmentos da população e dos setores produtivos e de serviços”. (Ascom SES-MG)