O Seminário Mundial da Água, promovido em Montes Claros pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, alertou sobre a crise hídrica, a necessidade de preservação da água e a preocupação da Organização das Nações Unidades (ONU) quanto ao risco de contaminação dos lençóis subterrâneos onde, segundo estatísticas, estão armazenados mais de 90% do líquido potável. O evento aconteceu no auditório da Sociedade Rural, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, na terça-feira (22), e foi realizado em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande e a Agência Peixe Vivo. O Seminário fez parte das comemorações do Mês das Águas, que prosseguem até o dia 31.
Pela manhã houve palestras sobre “Água Norte-Mineira no Aspecto Qualitativo: Qualidade da Água, Saneamento e Reuso”. A engenheira química da Companhia de Saneamento e Abastecimento (Copasa), Mônica Maria Ladeia e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Flávio Gonçalves, falaram sobre Experimentos com Reuso de Efluentes de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). O especialista em Meio Ambiente da Novo Nordisk, André Luiz Barbosa Antunes, explanou sobre Reuso com Efluentes de ETE e Água de Chuva.
Na parte da tarde, as palestras foram sobre “Água Norte-Mineira no Aspecto Quantitativo: Produção de Água”. O professor da UFMG, Flávio Pimenta Figueiredo, falou sobre o Contexto Hídrico Atual do Norte de Minas. O coordenador do Projeto Águas do Verde Grande, Dirceu Colares de Araújo Moreira, explanou sobre o Programa Produtor de Águas/Aplicação na Bacia do Verde Grande. O representante da Emater, Sérgio Azevedo, falou sobre o Projeto de Recuperação de Nascentes. O representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Alonso Reis da Silva, sobre o Projeto Nascentes Vivas/ Porteirinha. O engenheiro agrônomo Bráulio Jordão falou sobre Revitalização Hidroambiental/ Controle de Processos Erosivos. Por fim, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura e ambientalista, Soter Magno, explanou sobre Projetos de Revitalização e Editais do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema). A moderadora foi a representante da Codevasf, Fernanda Sales.
“Acreditamos que a qualidade do Seminário trará frutos positivos para Montes Claros e região. Foi dia de reflexão e de aprendizado, para que o ser humano possa melhorar o aproveitamento dos recursos hídricos, sabendo que a água é o sangue da terra e que sem o líquido não há vida”, resumiu o secretário Soter Magno, confiante nos resultados que o Seminário apresentará a curto, médio e longo prazos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)