Semana Nacional do Trânsito celebrada em todo o Brasil - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Semana Nacional do Trânsito celebrada em todo o Brasil

JOYCE ALMEIDA

Conforme a definição dada pelo Código de Trânsito Brasileiro, o trânsito consiste na utilização das vias, seja por pessoas, veículos e também animais. Essa locomoção pode ser em grupos ou individualmente, conduzidos ou não, com a finalidade de circular, parar, estacionar ou até para carga e descarga. Ainda segundo o CTB, o trânsito é o conjunto dos diversos deslocamentos cotidianos realizados pelas pessoas. Como, por exemplo, o trabalho, a escola, a universidade ou ainda para diversão e cuidados com a saúde.

Essa semana marcou o Dia Nacional do Trânsito, onde foi promulgado na mesma data, no ano de 1997, o Código de Trânsito Brasileiro, através da lei nº 9.503. O regulamento foi criado para trazer uma fiscalização mais rígida, na tentativa garantir mais segurança nas ruas. Foi uma lei criada para substituir o código criado em 1966.

A instrutora de legislação, há 11 anos, Luciana Xavier, explica que o trânsito em si, é muito mais do que um conceito. “O trânsito é muito mais do que o a definição de vias utilizadas por pessoas, veículos e animais. Acima de tudo, é o respeito que mais importa; respeitar as regras, as sinalizações, agentes e policiais, tudo ao redor: pedestre, ciclista, motociclista, motoristas, caminhoneiros, animais. Precisamos dessa conscientização, que é vital, pois muitas vidas são perdidas no dia a dia do trânsito. As vítimas, em sua maioria, são jovens, com idades entre 18 e 34 anos”, afirma.

Luciana também já foi instrutora de rua durante sete anos, e ressalta como a educação legislativa é importante desde a infância. “A maioria das pessoas que circulam são jovens que pertencem à faixa econômica mais produtiva e ativa da nossa sociedade. Portanto, precisamos educar nossas crianças nas escolas a importância de ter essa consciência de respeito. Ensinar por amor e não ter que aprender pela dor, por exemplo, um acidente. O Brasil é o 3° país que mais mata no trânsito no mundo, segundo dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde, ficando atrás apenas da Índia e da China. Então só com a educação poderemos ter trânsito mais responsável e seguro”.

Apenas em 2020, quase 33 mil pessoas morreram no Brasil por acidentes de trânsito, ou seja, a cada hora, três indivíduos morrem por esse motivo, em média. Mas embora seja um número considerado alto, esse total representa uma redução de 30%, entre o período de 2011 e 2020, onde 42 mil vidas foram perdidas. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)