Coordenado pelo Sebrae em todo o Brasil, o movimento contará com atividades que valorizam o ambiente empreendedor. Minas Gerais terá capacitações em todas as regiões.
Mais de 51 milhões de brasileiros adultos se tornarão potenciais empreendedores nos próximos três anos, segunda maior taxa no mundo, segundo o último relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgado em 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). No total, o país conta com 93 milhões de pessoas envolvidas diretamente com o empreendedorismo, seja aquelas que têm um negócio, está fazendo algo para iniciar um empreendimento ou deseja começar a empreender nos próximos três anos. Em Minas Gerais, por sua vez, são cerca de 2,2 milhões de pequenos negócios, entre microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte, segundo levantamento da Receita Federal.
Com o objetivo de difundir, fomentar e fortalecer a cultura empreendedora no estado, o Sebrae promove várias atividades durante todo o mês de novembro e na Semana Global do Empreendedorismo (SGE), que vai acontecer até domingo (19). As atividades poderão ser consultadas e registradas também por parceiros que desejam participar do movimento da SGE pelo site www.empreendedorismo.org.br. Em 2023, o tema da Semana Global do Empreendedorismo (SGE) é “Inclusão e geração de renda para quem empreende”.
Minas Gerais é o estado com programação mais extensa, com atividades, em sua maioria, gratuitas, direcionadas a microempreendedores individuais (MEI) e donos de pequenos negócios. Os participantes contarão com agenda variada de capacitações, disseminação de histórias inspiradoras e conexões com instituições e pessoas que estimulam o ambiente empreendedor. No ano passado, o Sebrae Minas na SGE ofertou quase 2 mil atividades em todo o estado em mais de 650 cidades, com público estimado de 150 mil pessoas.
No Norte de Minas acontecem atividades em várias cidades. As informações sobre as ações podem ser acessadas pelo site www.empreendedorismo.org.br. Outras informações pelo telefone (38) 3224-7350.
“As micro e pequenas empresas são geradoras de oito a cada dez postos de trabalho em Minas Gerais. Elas ajudam a levar um novo patamar de desenvolvimento para nosso estado, possibilitando novos investimentos e mais empregos e renda para a população. Nesse sentido, o empreendedorismo tem exercido um importante papel para promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades. As capacitações do Sebrae Minas serão oportunas para que possamos ter mais pessoas com potencial para investir em seu próprio negócio”, avalia o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)