Segurança forma nona turma do Curso de Operações com Cães - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Segurança forma nona turma do Curso de Operações com Cães

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), por meio da Superintendência Educacional de Segurança Pública, e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) realizaram nesta sexta-feira (27/5), a cerimônia de encerramento da nona turma do Curso de Operações com Cães em ambientes carcerários. Na solenidade, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, foi representado pela secretária Executiva de Segurança Pública, Tatiana de Matos. 

Participaram desta turma 48 profissionais do Depen-MG, de diversas unidades prisionais do estado; dos Sistemas Socioeducativos de Minas Gerais e do Distrito Federal; e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Curso

A capacitação tem como objetivo qualificar e padronizar os policiais penais para realizarem procedimentos operacionais com o auxílio de cães, desenvolver habilidades para que este manejo e adestramento sejam seguros, e também preparar os animais, desde o nascimento, para a atuação em ambiente prisional e operações policiais. 

Para o coordenador do curso, Ivo Martins, estas capacitações representam a difusão de conhecimentos, trazendo muito mais segurança para as unidades prisionais. “Trabalhamos com a valorização de uma atuação preventiva. Os alunos aprendem todas as etapas das atividades com cães, desde o manejo inicial até as situações que exijam intervenção na área carcerária”, explica o coordenador. 

O curso de operações com cães em ambientes carcerários tem carga horária de 110 horas/aula e duração de 11 dias. Os participantes têm acesso a um conteúdo que inclui aulas teóricas, práticas e treinamentos físicos. Dentre as disciplinas oferecidas, constam: noções de veterinária, legislação aplicada, noções de intervenção em unidades prisionais, rotinas administrativas, comportamento animal aplicado, técnicas de adestramento e protocolo Marc 1 – atendimento pré-hospitalar de combate (APH). (Agência Minas)