Em um mundo onde a segurança e o bem-estar dos trabalhadores são prioridades indiscutíveis, a utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é fundamental. De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da Santa Casa Montes Claros, William d’ Souza, o uso adequado dos EPIs pode prevenir uma série de acidentes que podem resultar em lesões graves.
“Em um hospital da complexidade de atuação como a Santa Casa Montes Claros, devemos aplicar todas as NR’s e ferramentas de proteção. Se colocarmos como macro áreas temos a área de manutenção e conservação, que utilizam EPI’s com proteção a eletricidade e construção civil; temos a área administrativa com atenção na ergonomia e a área assistencial voltada para NR 32, segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, que visa, principalmente, a proteção dos colaboradores, mas também ações de segurança que também protegem os pacientes”, explica William.
Em ambientes onde há exposição a substâncias químicas, poeiras, radiações ou outros agentes perigosos, os EPIs atuam como barreiras eficazes. Respiradores, por exemplo, filtram partículas suspensas no ar, protegendo os pulmões dos trabalhadores contra doenças respiratórias e outros danos. “Os EPIs são fundamentais para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores em diversas atividades e ambientes. Regulamentado pela NR 06 a importância do uso de EPIs abrange várias áreas críticas e deve ser considerada depois de terem feitos todos os controles possíveis”, complementa William.
Além de proteger os colaboradores, o uso correto de EPIs também assegura que as empresas estejam em conformidade com as normas regulatórias e legislações trabalhistas. Thainá Rayanne, enfermeira da medicina do trabalho da Santa Casa, reforça que a medicina do trabalho atua como uma área médica voltada aos cuidados com a saúde do colaborador e tem como importância prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como promover a saúde e a qualidade de vida dos funcionários.
“Nosso objetivo é assegurar a saúde dos funcionários no ambiente que atua, planejando, programando, orientando e realizando atividades de prevenção de acidentes, doenças ocupacionais entre outras; uma vez que nosso foco está em garantir a saúde, a proteção do trabalhador e a diminuição dos riscos ocupacionais, evitando consequências negativas em caso de acidentes de trabalho”, explica. (ANA PAULA PAIXÃO)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)