Sedese proteje mulher com “Fale Agora" durante Stock Car em Belo Horizonte - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Sedese proteje mulher com “Fale Agora” durante Stock Car em Belo Horizonte

Ação intensifica esforços para garantir a segurança das mulheres em grandes eventos 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) deu continuidade à divulgação do Protocolo “Fale Agora”, com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar das mulheres em grandes eventos. Desta vez, a ação foi desenvolvida durante a etapa da Stock Car que aconteceu em Belo Horizonte nesse fim de semana.

A Stock Car, um dos maiores eventos do automobilismo nacional, recebeu milhares de pessoas durante os dias de competição. Com a adoção do Protocolo “Fale Agora”, as pessoas que participaram do evento foram orientadas para agir de maneira assertiva e imediata diante da ocorrência de casos de assédio e violência sexual contra mulheres.

“A participação da Sedese com o protocolo Fale Agora é muito importante. Assim como aconteceu no Carnaval, estamos na Stock Car e vamos participar de vários outros eventos grandes, porque é uma forma de difundir a legislação e orientar a população, caso exista algum assédio”, explicou a subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres, Joana Coelho. “O protocolo existe tanto para informar a população, quanto para capacitar as equipes envolvidas”, completou.

A divulgação do Fale Agora na Stock Car faz parte de uma série de esforços da Sedese para fortalecer a cultura de denúncia e proteção aos direitos das mulheres em eventos de grande porte no estado. O treinamento, que já foi realizado com sucesso em outras ocasiões, inclusive no Mineirão, visa orientar os colaboradores sobre o atendimento adequado e a pronta resposta a situações de risco, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para todas as mulheres.

Protocolo inédito

O Protocolo “Fale Agora” foi lançado em 2023 e capacita profissionais de espaços de lazer e turismo de Minas para lidar com situações de emergência e promover um ambiente seguro, onde a comunicação e a ação rápida são essenciais.

Já em 2024, o protocolo foi adaptado para ser aplicado durante o Carnaval da Liberdade, o que garantiu a festa mais segura do Brasil. Ele também ganhou uma nova versão para capacitar atletas e clubes de futebol, iniciativas que reafirmaram o papel de liderança da Sedese na implementação de políticas de proteção social em Minas Gerais. (SEDESE)