Sedese promove 1º Fórum Estadual de Formação Esportiva - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Sedese promove 1º Fórum Estadual de Formação Esportiva

Belo Horizonte recebeu, nessa terça-feira (3/7), o Fórum Estadual de Formação Esportiva que reuniu cerca de 600 pessoas para debater a formação de atletas de alto rendimento e a promoção de políticas públicas esportivas em Minas Gerais. O Fórum possibilitou troca de experiências, disseminação de conhecimento e acesso a recursos para a evolução do esporte em todas as esferas, desde a base até o alto rendimento.

Essa foi a primeira vez que o estado recebeu o evento, e a oitava edição promovida pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Em Minas, o Fórum contou com a realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com a Federação Mineira de Clubes (Fecemg) e do Minas Tênis Clube, além do apoio do Ministério do Esporte.

O subsecretário de Esportes da Sedese, Tomás Mendes, reforçou o apoio do CBC na realização do Fórum e nas discussões para o desenvolvimento do cenário esportivo no estado. “Sempre importante esse apoio que o CBC nos dá. Um evento diferenciado para o esporte de Minas Gerais com uma plateia qualificada para que a gente possa falar de esporte”, pontuou.

Entre os presentes estavam prefeitos, secretários municipais, gestores esportivos, atletas, representantes de ONGs, e pesquisadores de universidades de educação física, entre outros interessados no esporte. “Minas respira esportes. Fiquei muito orgulhoso quando confirmamos aqui a presença em massa dos municípios mineiros porque sei que agora o CBC vai chegar em vários locais, assim como os clubes do interior vão conhecer o nosso papel no esporte nacional”, afirmou Paulo Maciel, presidente do CBC.

A iniciativa do Comitê Brasileiro de Clubes busca disseminar informações sobre os critérios e formas utilizadas na formação de atletas de alto rendimento, além de divulgar os programas de benefícios do Comitê, como o programa de passagens aéreas para participação em Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI).

Emerson Appel, gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC, comemorou o sucesso do evento e reforçou o objetivo de facilitar o acesso de clubes, associações e instituições esportivas aos recursos provenientes da Lei 13.756, que regulamenta os recursos lotéricos. “Clubes e associações de pequenas cidades podem sim ter acesso a esses benefícios para participarem de campeonatos, compra de materiais e até manter folha de pagamento com equipe técnica e multidisciplinar”, destacou.

O Fórum contou ainda com a presença de atletas renomados que, além de palestrantes, são embaixadores do CBC. Entre eles estavam Maurren Maggi, campeã olímpica e mundial de atletismo; Emanuel Rego, campeão olímpico e mundial de vôlei de praia; e André Heller, campeão olímpico e mundial de voleibol.

(SEDESE)