O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, ministrou uma palestra no Congresso Mineiro de Consórcios Intermunicipais, em Belo Horizonte. Sob o tema “Programa Norte de Minas Sem Lixões”, o secretário discorreu sobre os avanços alcançados na região através do programa.
“Esse projeto foi um divisor de águas para o desenvolvimento ambiental sustentável dos nossos municípios. Já superamos mais de 30 lixões encerrados, implantamos a coleta seletiva em mais de 30 municípios e já implantamos Unidades de Triagem e Compostagem (UTC’s) regionais e individualizadas. Isso tudo só foi possível graças as ações consorciadas”, ressaltou Enilson Francisco.
Também participaram do evento, o prefeito de Francisco Dumont e presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, o procurador geral do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares, além de prefeitos, Assessores Jurídicos, Secretários Municipais e técnicos municipais.
“É satisfatório ver que o Consórcio tem se tornado referência técnica para os municípios da região em relação a gestão dos resíduos sólidos. Essa área que antes era um gargalo para as cidades, agora tem encontrado soluções graças a união de esforços dos municípios do Norte de Minas, através de ações consorciadas via Codanorte”, destacou o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo.
O evento reuniu mais de 300 pessoas e foi realizado pela Associação Mineira de Consórcios Intermunicipais (AMICI’s). A programação aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril, e, segundo a organização, teve o objetivo de ampliar o diálogo entre os Consórcios Intermunicipais, os Órgãos de Controle e o Estado de Minas Gerais, por meio de um momento de imersão, para fortalecer a articulação e a gestão pública nos setores essenciais dos municípios, culminando na construção de que recaem sobre o poder público na atualidade.
“A proposta de imersão para capacitação dos agentes públicos dirigentes dos consórcios mineiros e de gestores públicos municipais se constitui um processo de integração entre eles, que se justifica na necessidade de ampliação do diálogo, tendo em vista a demanda pelo fortalecimento da capacidade técnica e gerencial, condição essencial para consolidar a figura do Consórcio como ferramenta de apoio à gestão pública, ponte de acesso entre entes federados na consecução de objetivos comuns e de interesse público na concretização de políticas públicas, por parte de diferentes entes federados e, em conjunto, para alcance do desenvolvimento regional e nacional”, disse a organização.
Ao todo, foram apresentados seis painéis, com a perspectiva de difundir conhecimentos em diferentes áreas de atuação, troca de experiências exitosas sobre iniciativas e serviços que os Consórcios estão a instituir e desenvolver, legitimando assim suas finalidades e suas funções quando representa interesses de uma coletividade de municípios, de forma consorciada. (Ascom Codanorte)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)