Secretário deixa de oficializar renuncia e cria embaraços - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Secretário deixa de oficializar renuncia e cria embaraços

GIRLENO ALENCAR

O vereador Igor Dias, do PSL, acabou criando embaraços para a Câmara Municipal de Montes Claros, pois desde a semana passada decidiu reassumir seu cargo no Poder Legislativo, mas a única consequência é que o suplente Gildeon Durães, do mesmo partido, esvaziou o gabinete e dispensou todos os funcionários que atuavam com ele. Porém, até a manhã de ontem (6), Dias não tinha requerido sua exoneração do cargo de secretário municipal de Esportes e Juventude. O presidente da Câmara Municipal, Claudio Rodrigues de Jesus explicou ontem que existe um protocolo a ser cumprido. O primeiro é ser publicado no Diário Oficial o desligamento do vereador Igor Dias. Depois expedido o comunicado de retorno à Câmara Municipal, para que a presidência exonere a nomeação de todos lotados no gabinete do suplente e faça a nomeação dos indicados pelo titular do cargo.

Porém, como profissional do ramo privado, Gildeon Durães nem esperou esse protocolo e desde segunda-feira desocupou o gabinete e dispensou os servidores, assim como gravou mensagem para os vereadores, no grupo de Whatsapp, comunicando a sua saída e agradecendo pelo apoio. A Câmara Municipal retomará suas atividades no próximo dia 12 e promoverá sua reunião ordinária no dia 13. Ontem, nos bastidores políticos da cidade os rumores é que a saída de Gildeon Durães foi uma iniciativa da Prefeitura de Montes Claros, incomodada com a forma dele atuar, ao promover reuniões com empresários para exigir o fim das restrições ao funcionamento do comércio, além de ter criado o projeto de empreendedorismo. A administração ficou incomodada com a atuação do vereador no entrosamento com a iniciativa privada.

ALO MINAS – Neste momento de pandemia de Covid-19, a falta de um sistema de telefonia móvel e de internet para os moradores das comunidades rurais tem feito falta, principalmente na área da educação. A avaliação é da vice-presidente da Câmara de Montes Claros, vereadora Graça Gonçalves Dias – Graça da Casa do Motor (PSL), que colocou o mandato à disposição dos moradores dos distritos, comunidades e localidades rurais, para buscar junto ao Governo Estadual a ampliação da telefonia móvel e internet nestas áreas. Segundo a vereadora, cerca de 80 comunidades rurais do município não possuem acesso à internet e sinal de celular. “Neste período de pandemia, quando as atividades escolares estão sendo realizadas online, o sinal de internet se tornou imprescindível, e estamos aguardando a licitação do Governo de Estado para implementação e ampliação dos serviços na região”, observa.

Graça do Motor ressalta que a falta de telefonia móvel e internet também interfere na qualidade de vida dos moradores dessas comunidades, que ficam impossibilitados de acessar remotamente serviços essenciais como INSS, cartórios, Detran, fazer transações bancárias, entre outras facilidades que a internet proporciona, além de não poderem acionar o SAMU. “Essa falta de acesso também interfere na contratação de mão de obra e favorece o êxodo rural”, pondera. No ano passado, o Governo de Minas lançou o edital para que os municípios aderissem ao programa Alô Minas, com o objetivo de ampliar a cobertura da telefonia móvel e de internet no Estado, levando o acesso a regiões mais remotas. O programa contemplará 43 municípios, entre eles Montes Claros, onde foram incluídas as comunidades de Lagoinha, Santa Bárbara e Pedra Preta.