Secretaria Municipal de Educação promove treinamento para cantineiros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Secretaria Municipal de Educação promove treinamento para cantineiros

A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME) promoveu mais um treinamento para cantineiras e cantineiros das escolas do Sistema Municipal de Educação. Durante todo o dia, cerca de 300 servidores participaram de um ciclo de palestras no auditório da Escola Técnica, no bairro Alto São João.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, esse foi o segundo treinamento realizado nesse ano. “Esses treinamentos são realizados periodicamente e são muito importantes para orientar e atualizar os servidores que trabalham nas cantinas e que são os responsáveis diretos pela segurança e controle do estoque, pela manipulação dos alimentos e por servir a merenda escolar para as crianças, garantindo que a unidade escolar forneça uma alimentação de qualidade, saudável, nutritiva e gostosa para os alunos, e também mais segurança para os servidores”, explica.

O curso foi realizado pela Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar da SME e, de acordo com a coordenadora Mariana Mendes, foram discutidos temas como boas práticas na manipulação dos alimentos, controle de estoque dos gêneros e a responsabilidade com os alimentos recebidos, prevenção de engasgos, queimaduras, incêndio e acidentes com panela de pressão. “Além da equipe da Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar, também contamos com a participação do Corpo de Bombeiros, que demonstrou de forma prática os cuidados para prevenir esses incidentes. Tudo isso é muito importante para qualificar os cantineiros e cantineiras”, completa a nutricionista.

A coordenadora explica que todos os cantineiros e cantineiras possuem um ‘caderno de bordo’, para anotar toda situação diferente que ocorre na cantina. “Nesse caderno é registrado, por exemplo, se uma criança não alimentou direito, toda alteração que precisar ser feita no cardápio, baixa aceitação de alguma preparação, recebimento de algum gênero que não estava na qualidade adequada e a solicitação da troca, possibilitando que a equipe de nutricionistas possa acompanhar essa rotina, garantindo a qualidade e a segurança de todo o processo”, explica.

Para a servidora Mônica Oliveira, cantineira da Escola Municipal Bolívar de Andrade, o curso é uma oportunidade importante para atualização do conhecimento. “Temos uma responsabilidade muito grande, não só a preparação dos alimentos, que precisa ser feita com toda segurança sanitária, mas também com a forma como que esses alimentos são armazenados e manipulados, e é preciso estar atendo a todos os detalhes”, destaca.

Haroldo Pereira da Silva, servidor da Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes, diz que além de preparar a merenda, o trabalho do cantineiro também inclui o cuidado com as crianças. “Muitas vezes precisamos ajudar a criança a usar a colher, incentivar que comam as verduras e frutas, e isso requer um cuidado muito especial. As orientações que recebemos no treinamento nos ajudam a realizar esse trabalho com mais segurança”, avalia.