Secretaria de Saúde de Pirapora discute metas para 2024 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde de Pirapora discute metas para 2024

Os profissionais da Secretaria de Saúde de Pirapora estiveram reunidos no Centro de Educação Permanente em Saúde para debater sobre o Plano de Saúde do período de 2022 a 2025, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Cada setor fez a apresentação do planejamento de trabalho para ser executado em 2024. Dentro das reuniões de alinhamento, as coordenações da SESAU foram divididas e atendidas em diferentes horários. Na oportunidade, o secretário de Saúde, Rafael Lana apresentou o relatório de dados do segundo quadrimestre de 2023 que comprovou os avanços na área de saúde em Pirapora.

“É importante destacar os avanços desse ano, a Secretaria de Saúde com o apoio do prefeito Alex César, está revitalizando e reformando a Unidade Ambulatorial de Pirapora (UAP), e construindo o novo Centro de Oncológico de Pirapora, previsto para ficar pronto em março de 2024, realmente uma grande obra e benefício para toda comunidade. Também se encontra em fase de construção, uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Jardim. A Saúde tem muitas novidades para 2024”, informou o secretário de saúde, Rafael Lana.

“O complexo regulador foi um salto que tivemos, avançamos muito na média complexidade e nos exames de alto custo quando zeramos a demanda reprimida dos anos anteriores a 2021, no que diz respeito a exames como colonoscopia, ressonância e tomografia”, explicou a coordenadora da regulação da SESAU, Ângela Monteiro.

No Centro de Promoção à Saúde (CTA) todas as metas relacionadas à assistência e manutenção dos serviços e insumos continuam sendo alcançadas com êxito. As testagens e atendimento itinerante no segundo quadrimestre aumentaram em relação ao primeiro, sendo reflexo de melhora no serviço prestado. Sobre a adesão ao tratamento com antirretroviral para HIV e Hepatites B e C, o serviço informou que todo paciente diagnosticado adere ao tratamento inicial, e que ao decorrer do tratamento se houver abandono o paciente assina um termo.

“Para melhoria do atendimento à saúde de Pirapora, o CAPS adulto e o CAPSI (infantil) ganharam dois novos veículos. Atualmente a nova frota da SESAU conta com 2 vans, 3 ambulâncias, 9 carros e 3 viaturas.  As vans servem de apoio para o Tratamento Fora de Domicílio”, informou o diretor de assistência à saúde, Gilson Nascimento.

Na atenção especializada, que engloba a média complexidade e envolve atendimento direcionado para áreas como pediatria, ortopedia, cardiologia, oncologia, neurologia, psiquiatria, ginecologia, oftalmologia entre outras especialidades médicas, a meta nesse momento, é reorganizar a fila do atendimento para cirurgias de cataratas.

Pirapora tem investido na saúde e principalmente no fortalecimento da Atenção Primária à saúde (APS), a qual é a porta de entrada do sistema e ordenadora das ações e serviços de saúde pela rede. “O ano de 2023 tem sido um marco para este serviço em razão do processo de territorialização, com vistas à parametrização do número de pessoas inscritas no território das 17 equipes de APS. Através desse processo, cada equipe passa a ter 3.300 a 3.500 cadastrados, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, possibilitando uma melhoria no acesso dos usuários aos diversos serviços de atenção Básica”. A parametrização além de organizar a demanda de serviços e reduzir a disparidade na sobrecarga de trabalhos entre uma equipe e outra permite um melhor acompanhamento dos usuários pelos Agentes comunitários de saúde, que passarão a ter metas de visitas domiciliares e monitoramento de suas atividades a partir da organização do território de atuação.

Cabe salientar que a gestão atual fez a reforma da unidade Carlos Alberto (Aparecida), Antônio Senra (Santo Antônio I e II) e Milton Coqueirinho (São João). Também entregou a UBS do bairro São Geraldo/ Morada do sol, onde implementou as equipes São Geraldo II e São Geraldo III. Realizou-se a ordem de serviço para a construção das UBS Santa Mariana, Cidade Jardim e Santos Dumont e concluiu a reforma e ampliação da UBS Emídia Pardinho (Santa Terezinha), que em breve será entregue à população. Implantou as equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP), com atuação dentro da APAC e Presídio de Pirapora. Descentralizou os serviços de atenção básica que eram sediados na UAP central, ampliou o funcionamento na hora do almoço de 6 salas de vacina para atendimento do público que trabalha e também ampliou o atendimento da equipe São Geraldo III para 12 horas consecutivas, por meio do Programa ministerial Saúde na hora.

Destaca-se ainda, que muito investiu em atividades de educação Permanente em Saúde, com foco no acolhimento e processo de trabalho. Descentralizou os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais para as 17 equipes de APS e também o atendimento de psicologia. Ampliou a cota de exames de prevenção do câncer de colo de útero e também de exames laboratoriais, além de investir nas PICS (Práticas Integrativas e Complementares) que tiveram início com as rodas de terapia comunitária integrativa nas áreas de abrangência das equipes de saúde do município. Outro avanço foi em relação à cobertura vacinal, trabalhando em conjunto com a Vigilância epidemiológica e a intersetorialidade, mediante busca Ativa Vacinal e estratégias de vacinação extramuros, levando a vacinação onde o povo está.  “Todas as ações foram realizadas mediante estudo técnico prévio e recomendações do MS, e com um único e grande objetivo: elevar a qualidade de vida da população”, falou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Aline Fagundes Rabelo. (GA)