Secretaria de Estado da Saúde confirma segunda morte por dengue em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Secretaria de Estado da Saúde confirma segunda morte por dengue em Montes Claros

Na cidade já foram confirmados 19,8 mil casos da doença; 223 de chikungunya e; 16 de zika vírus

STÊNIO AGUIAR

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais confirmou a segunda morte provocada pelas complicações da dengue em Montes Claros. A outra morte havia sido divulgado no boletim do dia 27 de março. O último Boletim informa a confirmação de 19.758 casos de dengue até a décima quarta semana epidemiológica de 2024 (com dados até o dia 8 de abril) em Montes Claros. O número representa uma alta de 16,4% em relação à semana anterior, quando tinha registrado 16.973 casos da doença. Ainda conforme, o Boletim Epidemiológico, na cidade foram registrou 223 casos de febre chikungunya, um aumento de 5,3% em relação ao número de caso registrado na semana anterior e; 16 casos de zika vírus.

Números do Estado

Em Minas Gerais, segundo a SES-MG foram confirmados 376.119 casos confirmados de dengue. Em virtude de complicações provocadas pela doença, 179 pessoas morreram neste ano. Seis destas vítimas estão no Norte de Minas: dois, em Montes Claros; dois, em Bocaiuva; um, em Buritizeiro e; um, em Engenheiro Navarro.

Nas 14 primeiras semanas do ano, em Minas Gerais, foram confirmados ainda 53.004 casos de chikungunya e, 28 pessoas morreram neste ano por complicações da doença. Outras 35 mortes no Estado estão em investigação.

O Boletim Epidemiológico mostra ainda que foram confirmados 16 casos de zika vírus e outros 177 prováveis.

Ações de prevenção

As três doenças são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, o que leva o Centro de Controle de Zoonoses de Montes Claros a continuar o monitoramento de diversos locais favoráveis à proliferação do mosquito. Quando focos são encontrados, os agentes os eliminam, prevenindo a reprodução do mosquito.