Secretária de Educação participa de reunião na Câmara Municipal - Rede Gazeta de Comunicação
Secretária de Educação participa de reunião na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Montes Claros promoveu na manhã de ontem (14/5) uma reunião com a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, para discutir sobre o edital de seleção dos profissionais da Educação e os preparativos para a retomada das aulas na rede municipal de Ensino.

O presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues, explica que o convite à secretária foi uma demanda apresentada pelos vereadores, que vêm recebendo reiterados questionamentos da categoria, com dúvidas sobre o processo seletivo. “Essa reunião abre uma oportunidade à gestora da pasta esclarecer os questionamentos, informando os detalhes do processo, de forma que os parlamentares possam responder às dúvidas dos profissionais que buscam orientação em seus gabinetes”, avalia o presidente.

Entre as questões apresentadas pelos vereadores estão a escolha da modalidade de processo seletivo para contratação dos servidores, os critérios da seleção, a morosidade para contratação dos profissionais e a confiabilidade da plataforma digital de gestão do processo.

O vereador Daniel Dias, presidente da Comissão de Educação também pediu esclarecimento sobre as datas para efetivação da contratação e sobre a situação das escolas conveniadas.

Já a vereadora Professora Iara Pimentel destacou que os critérios do processo trouxeram prejuízos para algumas categorias, como a pontuação de diplomação para as cantineiras, e ressaltou sua posição contrária à volta das atividades presenciais antes da vacinação contra Covid-19.

Respostas da Secretária

Após ouvir os parlamentares, a secretária Rejane Veloso, pontualmente, os questionamentos apresentados. A secretária explicou que o processo seletivo foi o primeiro realizado pela secretaria municipal de Educação. “Avaliamos de forma muito positiva o processo seletivo. É claro que algumas situações nos deixam sensibilizados, porque é um processo com critérios técnicos, observando a legalidade, de ampla concorrência, que valoriza tempo de serviço de várias esferas, e tem pessoas que saíram vitoriosas e outras não. Mas é uma questão mais positiva do que negativa, e um momento de aprendizado, que vai nos ajudar na elaboração dos próximos certames”, avalia.

Em relação ao retorno às aulas, Rejane Veloso esclareceu que será seguido o Decreto, que prevê as aulas de forma híbrida – presencial e virtual, de forma escalonada. “Estamos avaliando cada escola, se tem condição ou não de receber 50% dos alunos. Estamos com um olhar bastante apurado dentro das escolas para avaliar se é possível fazer esse rodízio, quantos alunos num dia, quantos no outro. Continuaremos com o trabalho remoto e presencial tendo condição, de acordo com a estrutura da escola. O prefeito já autorizou a compra de todo o material para o protocolo sanitário, as escolas já estão com esse material”, explica.

Sobre a vacinação contra Covid-19, a secretária explicou que a proposta é que em junho todos os profissionais sejam vacinados. Já em relação ao recurso para as escolas conveniadas, a secretária informou que o projeto será encaminhado para votação da Câmara na próxima semana.

Ao finalizar, Rejane Veloso fez um apelo às famílias, no sentido de continuar a parceria que tem acontecido durante o trabalho remoto. “Nossa expectativa é que as famílias estejam mais presentes junto à escola, participando, que ao observar que os filhos estão com algum sintoma de gripe, que não os mandem para a escola nesse momento, para que ninguém adoeça, para, quem sabe Deus abençoando e à medida que a vacina for chegando, a gente consiga retornar, pelo menos com uma presença maior nas escolas”, concluiu.

Participantes

Também participaram da reunião os vereadores Junior Martins, Aldair Fagundes, Eldair Samambaia, Marlus do Independência, Reinaldo Barbosa, Odair Ferreira, Maria Helena Lopes e Wilton Dias, além da servidora da SME, Jaciara Nassau.

Seguindo as diretrizes do programa Câmara Sustentável, que prevê práticas sustentáveis no dia a dia do legislativo, a reunião foi realizada com janelas abertas, aproveitando a luz e ventilação naturais para economia de energia, e como medida de prevenção à Covid-19. (JERUSIA ARRUDA – Colaboradora)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: