Instituição destaca avanços significativos em sustentabilidade, impacto social e governança
A sétima edição do Relatório de Sustentabilidade do Sebrae Minas, elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), destaca a atuação da instituição no ano de 2023 e os impactos no desenvolvimento sustentável. O conteúdo é apresentado em dois enfoques: como a entidade compreende e pratica a sustentabilidade e seus aspectos ambientais, sociais, econômicos e de governança; e como reverbera esse impacto para fora.
O relatório reflete o compromisso da instituição em promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo em Minas Gerais. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca a preocupação da entidade em atuar com excelência nos três pilares que norteiam suas ações: o apoio ao empreendedorismo, o desenvolvimento econômico e a educação empreendedora.
“Esse documento traz, com transparência e clareza, um retrato de quem somos, o que fazemos e no que acreditamos: impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas. Além de aprimorar nossos processos e práticas de gestão, temos intensificado os esforços para orientar, capacitar e disseminar a importância da sustentabilidade e dos princípios do ESG entre pequenos empreendedores, agentes públicos e líderes setoriais, alinhando nossas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, ressalta.
Alinhamento com os ODS
O relatório aponta que as três linhas principais de atuação do Sebrae Minas – Suporte Empresarial, Desenvolvimento Econômico e Educação Empreendedora – conseguem impactar positivamente os ODS, em especial os definidos como prioritários pela instituição:
* ODS 1: erradicação da pobreza, por meio do apoio ao desenvolvimento econômico dos pequenos negócios;
* ODS 4: educação de qualidade, promovendo a educação empreendedora entre jovens;
* ODS 8: trabalho decente e crescimento econômico, incentivando práticas empresariais sustentáveis e a inovação;
* ODS 9: indústria, inovação e infraestrutura, por meio de consultoria tecnológica e do suporte à inovação.
Esses objetivos são integrados nas diversas iniciativas da instituição, mostrando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições socioeconômicas.
Agenda 2030
O ano de 2023 marcou o início da estruturação de uma Agenda Sebrae 2030, em consonância ao Pacto Global da ONU e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, visando proporcionar maior visibilidade e transparência às iniciativas relacionadas à sustentabilidade dentro da instituição.
A Agenda propõe objetivos, ações, indicadores e metas relacionadas à sustentabilidade que devem ser empreendidos pelo Sebrae Minas. Os 12 temas selecionados são os principais aspectos a serem trabalhados. São eles:
* Empreendedorismo;
* Competitividade;
* Inovação; Desenvolvimento territorial;
* Educação empreendedora;
* Diversidade, equidade e inclusão;
* Integridade corporativa;
* Relacionamento com clientes;
* Relacionamento com fornecedores;
* Relacionamento com demais stakeholders;
* Gestão ambiental; e
* Cultura da sustentabilidade.
Ambiental
O Sebrae Minas busca gerenciar o impacto de suas atividades por meio da utilização racional dos recursos naturais e aplicação de boas práticas de desenvolvimento sustentável, em harmonia com as partes interessadas.
Somente em 2023, 46% do total de resíduos gerados foram destinados à reciclagem. Foram instalados 183 painéis fotovoltaicos na sede, em Belo Horizonte, para geração própria de energia limpa e renovável. A instituição possui um bosque no município de Serra do Salitre (MG), com 800 espécies nativas plantadas do bioma cerrado e mais 179 plantios em manutenções posteriores. Além disso, a sede possui sistema de captação de água da chuva com reservatório, com capacidade para 10 mil litros.
Social
Mais de 548 mil pequenos negócios foram atendidos. A consultoria objetiva ajudar as empresas a se tornarem mais eficientes e competitivas no mercado.
Na frente de educação, a formação de jovens empreendedores é um dos pilares do Sebrae Minas. Desde 2010, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) formou 2.505 alunos, enquanto a Escola do Sebrae, desde 1997, formou 2.749. No ano passado, foram 185 formandos na Escola do Sebrae e no NEJ.
Governança
O Sebrae Minas conta com mais de 900 colaboradores, entre permanentes, estagiários e temporários. Essa rede de profissionais garante a excelência no atendimento e na prestação de serviços aos pequenos negócios.
Em 2023, foram 2,5 milhões de atendimentos, nos mais de 550 pontos de atendimento próprios e parceiros. O Sebrae Minas está presente em todos os municípios mineiros, garantindo que serviços e suporte cheguem a todas as regiões do estado.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)