Montes Claros, no Norte do estado, sediou o evento “Governança 4.0 – imersão com prefeitos eleitos”, nessa quinta-feira (19/2). Organizado pela Associação Mineira de Municípios de Minas Gerais (AMM-MG), e com o Sebrae Minas como correalizador, a iniciativa teve o objetivo de apresentar aos gestores públicos alternativas para desenvolvimento das cidades da região.
Na oportunidade, os analistas do Sebrae Minas Nilo Raposo e Ariane Vilhena apresentaram soluções da instituição que estão à disposição das prefeituras para alavancar o desenvolvimento regional, como o programa Territórios Mais Atrativos, que abrange ações nas temáticas Liberdade Econômica, Regularização Fundiária e Atração de Investimento.
A temática compras públicas foi abordada pela analista do Sebrae Minas Ariane Vilhena. “Planejamento é fundamental. É preciso que a prefeitura tenha, com antecedência, todas as informações sobre a compra para agilizar o processo. É por meio dela que o município vai reter a riqueza no território e, assim, atrair novos empreendimentos”, enfatiza.
“Quando um empreendedor demonstra interesse em investir em determinada cidade, ele pesquisa por municípios mais competitivos, onde irá levar menos tempo para autorizar sua empresa a trabalhar. Nesse momento os prefeitos podem fazer a diferença”, enfatiza Nilo Raposo. Ele ainda destaca que o município de Pirapora gastava em torno de 60 horas para liberar a abertura de uma empresa e, atualmente, esse tempo foi reduzido para 13h. “Melhorou bastante, mas o objetivo é que os sistemas sejam automatizados e a abertura seja instantânea”, acrescenta.
O prefeito de Pirapora, Alex Cesar, vencedor do Prêmio Prefeitura Empreendedora 2024, do Sebrae Minas, na categoria Compras Governamentais, reforça a importância das iniciativas para desenvolver o município.
“A primeira ação implantada no nosso primeiro ano de governo foi a adesão ao programa Cidade Empreendedora. Depois, veio a atração de investimentos e Lei de Liberdade Econômica. São iniciativas que proporcionaram mais celeridade para abertura de novas empresas e atraem novos investimentos. A parceria com o Sebrae e com o Governo do Estado é o caminho para as prefeituras buscarem o desenvolvimento”, ressalta.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)