Sebrae apoia ação em 50 cidades do Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Sebrae apoia ação em 50 cidades do Norte de Minas

Instituição realiza nesta semana, em Montes Claros, oficinas com representantes municipais para apresentar ferramentas e metodologia

O desenvolvimento econômico territorial é uma das frentes de atuação do Sebrae Minas por meio de ações que fomentam a criação de um ambiente de negócios favorável à atração de novos investimentos. Somente neste ano, a instituição vai apoiar 300 cidades mineiras na elaboração de seus Planos Municipais de Desenvolvimento Econômico. Montes Claros está inclusa nesse esforço e sediou até ontem (19), uma série de oficinas com representantes de 50 cidades do Norte de Minas, para apoiar a construção do plano de cada uma delas.

As atividades estão sendo realizadas na agência de atendimento do Sebrae em Montes Claros. Os participantes das oficinas estão construindo as estratégias para os planos de acordo com a inteligência de dados reunida no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) e no Programa Cidade Empreendedora. Nesta quinta-feira, participaram das oficinas representantes dos municípios de Bocaiúva, Buenópolis, Joaquim Felício, Engenheiro Navarro, Guaraciama, Francisco Dumont e Juramento.

O analista do Sebrae Minas Mateus Santos destaca que o objetivo é possibilitar aos gestores a identificação das tendências e cenários futuros, a partir das potencialidades dos municípios. “Eles precisam entender como devem agir, hoje, para atingir as metas traçadas. Durante as oficinas criamos uma planilha que dará origem ao plano oficial”, explica.

A Secretária de Turismo, Meio Ambiente e Cultura de Joaquim Felício, Alessandra Karine Pereira de Amorim, foi uma das participantes. “O plano será nossa base estratégica para construirmos ações práticas que irão alavancar o desenvolvimento do município. Queremos fomentar o empreendedorismo e mostrar para a população que ela pode colaborar com as ações que serão propostas no plano”, enfatiza.

Nesta sexta-feira (19/8), as oficinas serão realizadas com representantes dos municípios de Brasília de Minas, Japonvar, Lontra, Mirabela, Montes Claros, Patis, São João da Ponte, Ubaí e Varzelândia. A expectativa é que até o fim do mês de agosto, 50 municípios da região Norte do estado participem das atividades e estejam com os planos construídos. Após a validação pela equipe do Sebrae Minas, o documento será entregue ao gestor de cada município.

Sobre o ISDEL O Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) é uma medida criada a partir da Abordagem DEL com o intuito de representar de forma quantitativa o estágio de desenvolvimento dos municípios brasileiros. O índice visa contribuir para compreensão dos territórios analisados, colaborando também para o desenho e a avaliação de políticas públicas, ações e esforços para estimular o desenvolvimento econômico local.  Ele se baseia em cinco pilares: Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança, Organização Produtiva e Inserção Competitiva. (Agência Sebrae)