Saúde mental das mulheres é tema de palestra em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Saúde mental das mulheres é tema de palestra em Montes Claros

No Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Montes Claros promoveu, na tarde dessa sexta-feira (8/3), uma palestra voltada a saúde mental das mulheres. A palestra foi ministrada pelo psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e contou com a participação de mulheres representantes, servidoras e público geral.

O momento de aprendizado foi proposto pelo segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Wilton Dias (PTB), que destacou a importância de discutir a saúde mental da mulher, em um dia de reflexão e debate sobre os avanços e os desafios ainda presentes na busca pela igualdade de gênero.

Entre os temas abordados, o profissional falou sobre as consequências da falta de cuidado com a saúde mental e a diferença entre os homens e mulheres quando o assunto é cuidado com a mente. O psiquiatra explorou as questões envolvendo a pressão para conciliar as demandas da carreira, da vida familiar e pessoal; o estigma e a discriminação associados à saúde mental feminina; e as questões ligadas ao ciclo reprodutivo.

Outro assunto debatido pelo palestrante foi a violência contra as mulheres e o assédio no ambiente de trabalho. Que de acordo com os dados apresentados, 27% das mulheres foram vítimas de violência física no último ano e mais de 30% relatam já terem sofrido assédio moral no trabalho, causando transtornos como depressão, suicídio, ansiedade e compulsão alimentar.

O psiquiatra afirma que debates precisam ser realizados para mudar a realidade das mulheres, por isso momentos como este são extremamente relevantes para o discurso público. “Ainda é muito difícil trabalhar a questão de saúde mental, existe o preconceito e é inadmissível, precisamos lutar e promulgar leis para acabar de uma vez com isto”, pontuou. (Ascom CMMC)