Saúde concluiu repasse das vacinas aos municípios do Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Saúde concluiu repasse das vacinas aos municípios do Norte de Minas

GIRLENO ALENCAR

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros concluiu ontem (20) o repasse de vacinas contra a Covid-19 para todos os 54 municípios que integram a sua área de atuação. Seguindo critérios adotados pelo Ministério da Saúde, que tomou como base estimativa de habitantes residentes em cada município, foram distribuídas 26.640 doses de vacinas para a imunização de 13 mil 320 pessoas. Nesta primeira fase de vacinação o público prioritário a ser vacinado contempla profissionais de saúde que trabalham na linha de frente da Covid-19; indígenas e idosos residentes em asilos e instituições de longa permanência.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques avalia que o trabalho implementado pelo Governo do Estado no sentido de viabilizar rápida entrega das vacinas aos municípios foi de fundamental importância para que a campanha fosse iniciada e, nos próximos meses, proporcione a redução dos casos notificados de Covid-19 com o aumento da imunização da população em todas as regiões do país.

Transportadas em aeronave da Polícia Militar, “após a entrega das vacinas à Superintendência Regional de Saúde, ainda na terça-feira iniciamos o repasse das vacinas aos municípios, seguindo a mesma experiência de trabalho já implementada em outras campanhas de vacinação. O apoio da Polícia Militar, dando suporte à Superintendência Regional de Saúde e aos municípios no transporte das vacinas possibilitou que o trabalho acontecesse sem registro de problemas que comprometesse a segurança”, salienta a superintendente regional de saúde.

Para os 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas foram disponibilizadas 42.280 doses de vacinas para imunizar cerca de 21,1 mil pessoas. A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que na terça e quarta-feira, os municípios receberam vacinas para aplicar a primeira dose no público alvo priorizado pelo Ministério da Saúde. Num prazo de duas semanas uma nova remessa será repassada aos municípios para aplicação da segunda dose, o que assegurará que as pessoas receberão a vacina integrante de um mesmo lote de fabricação do Instituto Butantan.

Na região ampliada de saúde do Norte de Minas, que compreende 86 municípios, as localidades que terão maior número de pessoas a serem vacinadas nesta primeira fase da campanha são: Montes Claros (9.483), São João das Missões (5.186), Janaúba (1.052), Pirapora (537), Brasília de Minas (535), Taiobeiras (502) e Bocaiuva (421). Além de vacinas contra a Covid-19, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros já está disponibilizando 339,5 mil seringas agulhadas para os municípios que integram a sua área de atuação. Os insumos foram comprados pelo Governo do Estado e estão sendo repassados aos municípios visando garantir a implementação da campanha de vacinação contra a Covid-19.