São João do Pacui cria coleta seletiva e acaba com lixão - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

São João do Pacui cria coleta seletiva e acaba com lixão

GIRLENO ALENCAR

O Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas (Codanorte) realizou reunião com o prefeito Caio Cunha, de São João do Pacui, quando discutiram a instalação da coleta seletiva na cidade, com a destinação dos resíduos sólidos para o aterro sanitário de Montes Claros, acabando de vez com o lixão a céu aberto na cidade e acatando a determinação do Ministério Público. O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco explica que o presidente Eduardo Rabello, prefeito de Francisco Dumont pediu uma prioridade para São João do Pacui, tendo em vista o importante trabalho realizado pelo prefeito Caio Cunha.

A cidade de São João do Pacui produz em média duas toneladas de lixo por dia e agora o Codanorte elaborará o projeto de coleta seletiva e capacitará os catadores de reciclagem, para que possam selecionar o material plástico, metal e orgânico e fazer uma fonte de renda. O Codanorte é especializado nessa área, pois é responsável pelo projeto Lixo Zero, no Norte de Minas, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, em 33 municípios do Norte de Minas. “Queremos resolver um problema ambiental, em São João do Pacui e criar uma fonte de renda para as famílias carentes que atuam na reciclagem”, explica Enilson Francisco, secretário-executivo do Codanorte. 

Rabelo explica que a decisão do prefeito Caio Cunha em implantar a coleta seletiva do lixo é a ideal, pois agrega o social e ambiental. Ele lembra que a Política Nacional de Saneamento Básico propõe o fim dos lixões.