São Francisco se prepara para a 11ª Edição da Campanha Vire Carranca - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

São Francisco se prepara para a 11ª Edição da Campanha Vire Carranca

A sede da prefeitura de São Francisco recebeu, na terça-feira (27), a primeira reunião de planejamento da 11ª edição da campanha Vire Carranca. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Ações Comunitária, Meio Ambiente e Infraestrutura Hídrica, Conceir Damião Vieira; do vice-prefeito, Raul Pereira da Silva, representantes de diversas secretarias municipais, membros do Ministério Público e; do coordenador da CCR Alto São Francisco, Altino Rodrigues.

A campanha, cujo tema é ‘Velho Chico. Revitalizar o rio, preservar riquezas’ foi apresentada por Paulo Vilela, diretor da TantoExpresso, empresa responsável pela comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Conceir Vieira expressou sua satisfação em receber a campanha no município, destacando seu potencial para promover o desenvolvimento social e econômico local. Ele ressaltou a importância do tema escolhido para este ano, especialmente para São Francisco, que é diretamente afetado pelo rio São Francisco. “O tema deste ano foi muito bem escolhido. O município de São Francisco é banhado pelo rio em 80 km de calha. A nossa população vive do rio e isso vem de encontro à necessidade que o município tem de produzir conhecimento sobre meio ambiente e sustentabilidade. Com certeza é um tema muito apropriado para o momento que estamos vivendo”, comentou.

Já o vice-prefeito Raul Pereira ressaltou a relevância do engajamento de diversos setores da sociedade no evento. Ele destacou a importância de preservar os leitos d’água para garantir a produção agrícola e a sobrevivência humana. “São Francisco é um município essencialmente agrícola. Temos poucas indústrias aqui. Produzimos principalmente carne e leite, e já tem certa consciência da população de que é preciso preservar os leitos d’água para garantir a produção. Precisamos manter os cursos d’água correndo e o nosso maravilhoso rio da integração nacional também fluindo normalmente”.

O coordenador da CCR Alto São Francisco,

Altino Rodrigues expressou sua satisfação com o alto nível de participação e envolvimento dos atores locais na campanha. Ele enfatizou que a campanha transcende o âmbito local e ganha dimensão política e social, levando a importância do rio São Francisco para todo o país. “O que a gente vê aqui é que há realmente a noção de que esse é um movimento político, social, que vai dar visibilidade ao Rio e às riquezas do Rio, na proposta que a gente tem para campanha esse ano. A turma está muito envolvida, com uma programação muito extensa que precisa ser ajustada e isso vai ser feito agora junto com a equipe da Tanto e com o pessoal do Comitê”.

Participaram também da reunião o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jardson dos Santos Guedes, o presidente do Codema, Diovane Rener da Costa, a diretora pedagógica Valéria de Oliveira Lopes, o diretor-geral de Gestão Ailton Ferreira dos Santos, ambos representando a Secretaria de Educação, o presidente do CBHSF 09, Rodrigo Cesar Henriques Teixeira e a vice- CBHSF 09 e Geovana Jardim, da TantoExpresso.

A 11ª edição da campanha Vire Carranca promete ser marcada por uma extensa programação e pelo engajamento de toda a comunidade. O evento visa sensibilizar a população sobre a importância da preservação do rio São Francisco e suas riquezas naturais. (Mariana Salazar)