Santa Casa realiza missa em ação de graças para conscientizar sobre câncer infantojuvenil - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Santa Casa realiza missa em ação de graças para conscientizar sobre câncer infantojuvenil

A Santa Casa de Montes Claros, em parceria com a Fundação Sara Albuquerque, através da Capelania do hospital, realizou na tarde de ontem (2), Missa em Ação de Graças para celebrar o mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. Conhecido como ‘Setembro Dourado’, a campanha, representada mundialmente pelo símbolo do laço dourado, tem como foco chamar a atenção para o diagnóstico precoce.

Segundo uma das oncopediatras do hospital, Sabrina Eleotério, o diagnóstico nas fases iniciais da doença é fundamental. “Quando fazemos um diagnóstico precoce aliado a um tratamento efetivo em centros especializados, aumentamos a chance dessas crianças se curarem, reduzimos a probabilidade delas terem problemas recorrentes da doença ou do tratamento a longo prazo e essa criança se torna apta a voltar a suas atividades normais antes de ter a doença”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o câncer infantojuvenil consiste em um conjunto de doenças que apresentam características próprias, em relação à histologia e ao comportamento clínico. Na maioria das populações, esse tipo de câncer corresponde de 1% a 4% de todas as neoplasias malignas. A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) estima que, no mundo, 215 mil novos casos novos são diagnosticados ao ano em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85 mil em adolescentes, entre 15 e 19 anos. No Brasil, os óbitos por câncer entre crianças, adolescentes e adultos jovens correspondem à segunda causa de morte, embora esse padrão se diferencie de acordo com a região.

A SBP ainda destaca que cerca de 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados pediátricos com protocolos cooperativos. Atualmente, na Santa Casa de Montes Claros, que é referência regional em tratamento oncológico, 200 crianças e adolescentes estão em tratamento e/ou acompanhamento.

Sinais e Sintomas

O câncer pode apresentar sintomas variados, pois não se trata de uma só doença. Muitos de seus sintomas são comuns a doenças mais simples, portanto, o aparecimento de um ou mais deles não indica necessariamente um diagnóstico de câncer. Os sinais e sintomas persistentes que podem diagnosticar um câncer são:

– Febre prolongada de causa não identificada.

– Caroço em qualquer parte do corpo, mas principalmente na barriga.

– Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaço.

– Perda de peso.

– Manchas roxas, sangramentos pelo corpo sem machucados.

– Palidez inexplicada.

– Dor de cabeça acompanhada de vômitos, alteração da visão ou perda do equilíbrio.

– Nos casos de persistência de qualquer um dos sinais e sintomas citados acima, a orientação é de que procure atendimento médico.

Missa em Ação de Graças celebra combate ao câncer infantojuvenil

A da celebração da missa, conduzida pelo capelão padre Ildomar Pereira, contou com a presença do Presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa, da sua esposa Marlene Albuquerque Costa, do superintendente do hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva, do provedor José Gilson Veloso Caldeira, além de representantes da diretoria da Santa Casa, médicos, pacientes e colaboradores.

Este ano, o “Setembro Dourado” da Santa Casa de Montes Claros é realizado junto com a Fundação Sara e Confederação Nacional de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC). (ANA PAULA PAIXÃO – Colaboradora)