Santa Casa Olhos realiza 3º mutirão de retinopatia diabética - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Santa Casa Olhos realiza 3º mutirão de retinopatia diabética

Com o objetivo de oferecer atendimento gratuito para o público participante, além de chamar a atenção para a retinopatia diabética, a Santa Casa Olhos, clínica oftalmológica do hospital Santa Casa Montes Claros, realizou a 3ª edição da campanha ‘Saber Olhar’. O evento aconteceu no último sábado (12).

De acordo com o oftalmologista Frederico Gustavo Telles e Souza, a retinopatia diabética é consequência da diabetes. “Estima-se que atinge 5 milhões dos diabéticos no Brasil. Ao contrário do que se imagina, não é uma doença ligada à idade. Adolescentes e jovens adultos também podem desenvolver retinopatia diabética, caso não tenham um bom controle de seu diabetes”, explica.

A retinopatia diabética é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento desta enfermidade, que afeta a estrutura transparente e sensível à luz, localizada na parte posterior do olho, está relacionada principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia. Em 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Diabetes, doença que atinge mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1% da população) e mata 72 mil por ano, segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em abril de 2022. “Para tanto, a Santa Casa Olhos fez o mutirão, no qual foram realizados exames diagnósticos gratuitos para pacientes portadores de diabetes”, complementa o médico.

O superintendente do hospital, Maurício Sérgio, ressalta a importância de campanhas preventivas. “A Santa Casa Montes Claros, que é uma instituição filantrópica, tem o compromisso de zelar pela prevenção de doenças. A Santa Casa Olhos, que é referência na região em oftalmologia, desenvolve um trabalho de suma importância para a sociedade como um todo na realização dos mutirões”, diz. Ao todo, 106 pacientes foram atendidos gratuitamente. Desse total, 26 foram diagnosticados com retinopatia diabética. (ANA PAULA PAIXÃO – Colaboradora)

%d blogueiros gostam disto: