No último sábado (27/11), Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Santa Casa de Montes Claros e as clínicas parceiras Radialis e Oncocenter realizaram o primeiro Pedal Azul em conscientização ao Novembro Azul – mês de combate e prevenção ao câncer de próstata. O evento, que contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas entre ciclistas e convidados, também foi marcado por um ‘laço humano’ para chamar a atenção da população em relação ao cuidado com a saúde e, em especial, os homens. A sensibilização foi feita no parque municipal Milton Prates.
Para a médica radio-oncologista Lucianne Costa Lima, ações como essa tem muita relevância. “Quanto antes a pessoa começar o tratamento, maiores serão as chances de cura. Esse tipo de iniciativa é para incentivar que todos lutem contra o câncer de próstata e em defesa da vida”. A oncologista clínica Juliana Arruda também reforçou a importância do evento. “Ações em promoção à saúde são iniciativas que podem salvar vidas. É preciso nos unir cada vez mais para disseminar informações sobre prevenção para a população”.
O médico urologista Conrado Menezes aproveitou a oportunidade para destacar uma rotina de vida mais saudável. “O câncer de próstata chega a ter 90% de cura quando detectado precocemente. Por isso a importância de realizar os exames de rotina e consultar um especialista. Mas, além disso, outra possibilidade que a pessoa pode adotar é a prática de atividades físicas e a alimentação balanceada. Essas atitudes podem contribuir não só para prevenção do câncer, mas também de outras enfermidades”.
Além de ressaltar a importância da prevenção e diagnóstico precoce, o evento também teve como foco a solidariedade. O valor arrecadado durante as inscrições foi revertido, em sua totalidade, em doações para a Casa de Apoio Santa Bernadete, que é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como finalidade prestar assistência social e proteção à saúde daqueles que se encontra com diagnóstico de câncer e em tratamento ambulatorial de quimioterapia e radioterapia nos serviços de oncologia de Montes Claros.
Para ofertar esses serviços aos acolhidos, a Casa é mantida por doações da comunidade e eventos realizados por voluntários, diretoria e colaboradores da instituição. O local oferece aos acolhidos e acompanhantes atendimento especializado com equipe multiprofissional, hospedagem, alimentação, suplementos alimentares e transporte para os centros de oncologia da cidade. A Casa de Apoio Santa Bernadete também recebeu doação de alimentos não perecíveis, que foram arrecadados durante o pedal.
A iniciativa contou com o patrocínio da Turano Construtora, F4 Sports e F7 Sports e com o apoio do jornalista Du Novais, das Rádios POP e Educadora, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Prefeitura de Montes Claros, MCTrans e Corpo de Bombeiros. (ANA PAULA PAIXÃO – Colaboradora)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)