Santa Casa Montes Claros é selecionada para participar do Projeto Saúde em Nossas Mãos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Santa Casa Montes Claros é selecionada para participar do Projeto Saúde em Nossas Mãos

A Santa Casa Montes Claros tem por vocação o cuidado integral com a saúde, colocando a vida e o bem-estar de cada paciente como prioridade. Com uma história marcada pela dedicação e pelo compromisso com a população do norte de Minas, o hospital busca constantemente a inovação e a excelência em seus serviços, oferecendo atendimento humanizado e de qualidade. Esse propósito impulsiona a instituição a superar desafios e a ser uma referência na assistência à saúde em toda a região.

Neste contexto, a Santa Casa Montes Claros foi convidada para participar do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e do Ministério da Saúde. Alinhado com o Plano Nacional de Saúde (PNS), o objetivo principal da iniciativa é reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde em relação ao paciente internado no CTI da instituição.

O hospital responsável pelo acompanhamento do projeto no CTI Geral da Santa Casa Montes Claros é o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A metodologia de trabalho da consultoria contempla encontros por meio de SAV (Sessão de Aprendizagem Virtual) e visitas presenciais. O projeto deu início em setembro de 2024 e já foram  realizadas duas visitas presenciais. A primeira, voltada para o processo assistencial, que aconteceu no dia 25 de setembro, contou com a participação da enfermeira Luciana Gouvea de Albuquerque Souza e da fisioterapeuta Nathália Ribeiro Berdu, profissionais renomadas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo.

Já na segunda visita, realizada em 14 de novembro, foi priorizado o levantamento e análise de dados estatísticos, além da avaliação dos impactos financeiros. A visita contou com a presença dos analistas Lucas Vinicius Mendes Souza, Leonardo Henrique Fiuza de Meireles, Angélica Carvalho de Araújo e Girlene Almeida. “As ações fazem parte do compromisso contínuo do hospital com a excelência no cuidado ao paciente e a gestão eficiente dos recursos”, ressalta a coordenadora assistencial do hospital, Silvânia Paiva.

Ainda de acordo com Silvânia, uma das principais características do projeto é a abordagem colaborativa e participativa, em que os profissionais de saúde, pacientes e familiares são incentivados a participar ativamente do processo de mudança e de cocriação. “A possibilidade de participar do projeto tem proporcionado uma troca de experiências de boas práticas, baseada em evidências, com uma integração da equipe multidisciplinar com a equipe de consultoria que trouxe ideias inovadoras para melhorias dos processos assistenciais com reflexo nos processos financeiros e consequentemente na satisfação do cliente”, explica a coordenadora assistencial. (ANA PAULA PAIXÃO)