Santa Casa monitora crianças da UTI no projeto “Pratique o bem, o resto vem” - Rede Gazeta de Comunicação
Santa Casa monitora crianças da UTI no projeto “Pratique o bem, o resto vem”

GIRLENO ALENCAR

A Santa Casa de Montes Claros foi autorizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA a manter por mais um ano o  projeto “Pratique o bem, o resto vem” que monitora as crianças internada em UTI com equipamentos modernos. No marco regulatório Lei 13019/2014, o secretário municipal de Desenvolvimento Social torna público o ofício de prorrogação ao Termo de Fomento nº 103/2022 que entre si celebram o Município de Montes Claros e a Irmandade Nossa Senhora das Mercês de Montes Claros, proveniente da Dispensa do Marco Regulatório nº 23/2022, visando o implemento do projeto: “Pratique o Bem, o resto vem”, que tem como objetivo geral proporcionar as crianças e adolescentes internadas no CTI Neonatal e Pediatria da Santa Casa de Montes Claros o uso de equipamentos modernos para o monitoramento de sinais vitais. 

A Santa Casa de Montes Claros tem a segunda maior maternidade de Minas Gerais e realiza mais de cinco mil partos anualmente, sendo credenciado como Hospital Amigo da Criança. O CTI Neonatal e Pediatria entra com um papel essencial na assistência aos prematuros, crianças e adolescentes em tratamento, reafirmando à referência da Maternidade da Santa Casa de Montes Claros em gestação de alto risco. Existem equipamentos que são essenciais para o acompanhamento das crianças e adolescentes no período de internação da pediatria da instituição, os monitores multiparâmetros e os oxímetros de pulso são exemplos disso, eles são fundamentais para o acompanhamento dos sinais vitais dos bebês internados no CTI Neonatal.

O hospital contava com monitores multiparâmetros e oxímetros de pulsos antigos, que já apresentavam necessidade frequentes de manutenção devido o tempo e constância de uso, o que fazia necessário em alguns momentos buscar equipamentos emprestados em outras unidades para atender aos que dependem dos equipamentos. Esses aparelhos desgastados e desatualizados podem acarretar erros e dificultam na avaliação dos resultados obtidos com as terapias de tratamento. Contudo, ter equipamentos modernos e de boa qualidade é indispensável para que os resultados obtidos por meio destes guiem os médicos adequadamente, uma vez que eles trazem ainda mais precisão no fechamento dos diagnósticos, e no que toca às rotinas e monitoramentos durante a internação, o que proporciona ainda mais segurança para a equipe assistencial.

A Santa Casa de Montes Claros referência em gestação de alto risco detém um Centro de Tratamento Intensivo Neonatal (CTI Neonatal) e pediatria que recebe crianças e adolescentes, oriundos de Montes Claros e mais 86 municípios do Norte de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Sudoeste da Bahia. Na assistência em Centros de Terapia Intensiva a monitorização das crianças e adolescentes é parte primordial do tratamento, considerando que são fundamentais durante as intercorrências e são parâmetros importantes para as tomadas de decisão. Com o tempo de uso, os equipamentos podem apresentar dados desconformes à realidade do paciente, podendo acarretar erros nos diagnósticos e na avaliação dos resultados obtidos com as terapias de tratamento. Um aparelho antigo ou sem manutenção adequada prejudica o entendimento dos sinais, que podem não ser coletados corretamente. Neste contexto o monitor multiparâmetro e oxímetro de pulso são necessários para o acompanhamento dos prematuros em inúmeras particularidades como sensores mais sensíveis, oferece medições de ECG, RESP, oximetria de pulso, pressão não invasiva e análises de segmento ST e arritmias. Funções que são essenciais para o monitoramento das crianças e adolescentes em tratamento. O projeto “Pratique o bem que o resto vem” foi criado para proporcionar as crianças e adolescentes internadas no CTI Neonatal e Pediatria da Santa Casa de Montes Claros o uso de equipamentos modernos para o monitoramento de sinais vitais.  O projeto da Captação de Recursos da Santa Casa de Montes Claros almeja dar continuidade no programa por meio de parcerias com empresas privadas de Montes Claros e região, emendas parlamentares, editais, dentre outras captações realizadas pela Instituição. O hospital contém um setor especifico para captação e realização de parcerias, a fim de angariar recursos para se manter e proporcionar assistência à saúde de qualidade a toda população norte mineira.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: