A Câmara Municipal de Montes Claros, através de resolução de autoria do vereador José Marcos Martins de Freitas, Marcos Nem (PSC), realizou na manhã desta quinta-feira (21), Reunião Especial em homenagem e comemoração pelos 150 anos da Santa Casa de Montes Claros.
Fundado em 21 de setembro de 1871, o hospital é referência em atendimento de alta complexidade em diversas especialidades, entre elas: Cardiologia, Neurocirurgia, Transplantes, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Oncologia, Fisioterapia, Física Nuclear, Hematologia, Nefrologia, Oftalmologia, entre outras. Anualmente, são realizados mais de um milhão e meio de atendimentos. Somente em partos, a média é de 5 mil por ano.
Marcos Nem ressaltou que a homenagem é mais que justa, pois a Santa Casa de Montes Claros se tornou ao longo dos anos a principal referência em saúde não só para a região Norte de Minas, mas também para todo o país. “O segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil está em Montes Claros. Em nossa região, infelizmente, acaba tendo muitos acidentes e a Santa Casa absorve a maioria desses casos, pois é referência em urgência e emergência. Além disso, o hospital conta com um dos melhores corpos clínicos do país, atendendo a vários tipos de exames e consultas. Assim, os pacientes não precisam deslocar-se para as capitais em busca de assistência hospitalar”, disse. Marcos Nem finalizou o discurso ressaltando o trabalho da atual gestão à frente do hospital.
O hospital vem expandindo seus serviços com foco na sustentabilidade. Como exemplo, a instituição conta com o Centro Médico Dom Alberto Moura, no Major Prates; a Santa Casa Coração; o Serviço de Check-up; as clínicas Radialis e Oncocenter; Medicina Nuclear, Santa Casa Olhos; além de Laboratório próprio; Serviço de Imagem; entre vários outros serviços.
Santa Casa de Montes Claros já é referência nacional em Saúde
Como reconhecimento dos avanços e melhorias que a Santa Casa vem buscando, a Instituição tem sido reconhecida e premiada a nível estadual, nacional e até mesmo internacional. Este ano, o hospital foi reconhecido como um dos melhores hospitais do mundo pela revista americana Newsweek. Além deste reconhecimento, a Instituição foi vencedora, por três vezes na categoria filantropia, como um dos melhores hospitais filantrópicos do país. Sendo a última premiação neste mês de outubro.
O deputado federal Paulo Guedes (PT-MG), também fez seu reconheceu ao hospital. “É uma Instituição reconhecida por todos nós e por todo o povo da nossa região”, afirmou. Também esteve presente na reunião o deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG). O parlamentar elogiou o trabalho desenvolvido pela atual gestão e todo os colaboradores da Santa Casa Montes Claros. “A Instituição tem feito um trabalho excepcional. Através do superintendente da entidade, Maurício Sérgio Sousa e Silva, parabenizo a toda direção, o corpo clínico e laboral, além dos demais profissionais que dedicam suas vidas a salvar muitas outras vidas”, ressaltou.
Estes e vários outros reconhecimentos, como o troféu Excelência da Saúde 2021, uma iniciativa da revista Healthcare Management; o Prêmio Melhores da Década; o Prêmio Core Federassantas, a homenageada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelos 150 anos, de iniciativa do deputado estadual Carlos Pimenta (PDT); entre tantos outros, consolidam a Santa Casa de Montes Claros como um dos hospitais mais respeitados do país. “Recentemente, homenageamos a Instituição na ALMG. Todas as homenagens que o hospital vem recebendo são mais que justas, pois é uma das maiores Instituições e que desempenha seu trabalho muito bem”, falou o parlamentar Carlos Pimenta, que participou da reunião de forma virtual.
O deputado estadual Gil Pereira (PP), também esteve presente na homenagem de forma virtual. Ele parabenizou a Instituição e disse “que, além de ser uma referência, a Santa Casa democratiza o atendimento a todos que precisam, em especial, às pessoas mais carentes e necessitados do Norte de Minas”. O prefeito de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto (Cidadania), por videoconferência, parabenizou a Santa Casa e ressaltou sua importância. “É uma das principais Instituições que Montes Claros tem e já teve. Desde sua criação até hoje, o hospital vem prestando seus serviços com muita qualidade, segurança, servindo à população. Parabéns a todos que vem contribuindo para o desenvolvimento desta extraordinária Instituição”.
Superintendente agradece homenagem prestada ao hospital
Durante a homenagem, o superintendente do hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva, agradeceu a iniciativa do vereador Marcos Nem, bem como a unanimidade da aprovação da reunião por todos os outros parlamentares. Na oportunidade, o gestor falou um pouco sobre a atuação da Santa Casa e o crescimento da Instituição como um todo. “Sinto-me honrado e feliz em estar à frente desta Instituição sesquicentenária. Há 150 anos a Santa Casa de Montes Claros busca, incansavelmente, prestar uma assistência de segurança e qualidade aos seus pacientes. Tendo como pilares a sustentabilidade, a humanização e a otimização de recursos tecnológicos; o hospital se tornou referência em saúde para uma população estimada em dois milhões de habitantes”. Outros dois pontos abordados por Maurício Sérgio foi em relação a tragédia de Janaúba e a pandemia do novo coronavírus.
“Me refiro a duas situações nas quais a Santa Casa foi essencial para salvar vidas de forma coletiva. Quando assumi a superintendência da Santa Casa, sabia que teria muitos desafios pela frente. Entre eles, estava a questão da humanização de todos os ambientes destinados ao atendimento dos pacientes do SUS. Hoje, sei que Deus tocou nossos corações quando decidimos iniciar o Projeto Amigos da Santa Casa pela Pediatria. Assim que terminamos a humanização daquela ala, aconteceu a tragédia de Janaúba. Recebemos o total de 23 pacientes, sendo desse total, a maioria absoluta crianças. Todas aquelas crianças, na situação em que estavam, ficaram internadas em nossa Pediatria, com todo conforto, acolhimento e profissionalismo que pudemos dispor. Agradeço a Deus por ter tocado em nossos corações ao tomarmos essa decisão. Já a segunda situação é a dedicação incondicional de todo o nosso time para mobilizar e transformar a Santa Casa em referência para atendimento das vítimas da Covid-19. Durante este período de pandemia, chegamos a ter mais de 80 pacientes/dia, suspeitos e/ou confirmados para Covid-19, no hospital. No início, mesmo com todos os obstáculos, incertezas sobre o futuro e atendendo já acima da nossa capacidade instalada em relação às demais situações de emergência, movemos o possível e o impossível para nos adaptar à nova situação”.
Ao final da solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues de Jesus (Cidadania), encerrou a cerimônia reforçando a importância da Santa Casa para toda a região. “O hospital é e foi fundamental para o desenvolvimento do cenário regional da saúde. O hospital não mede esforços para buscar recursos e investimentos como novas aquisição de equipamentos e capacitação de seus profissionais. Parabéns, Santa Casa”. Além dos vereadores e deputados estaduais e federais, estiveram presentes no evento diretores da Santa Casa Montes Claros, os vice-provedores Armênio Veloso e Murilo Maciel, gestores do hospital, médicos, autoridades e representantes de classe regionais. (ANA PAULA PAIXÃO – Colaboradora)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)