Samu realiza treinamento de primeiros socorros para servidores da Câmara - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Samu realiza treinamento de primeiros socorros para servidores da Câmara

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nesta quarta-feira (26/6), treinamento para os funcionários sobre primeiros socorros.

O treinamento aconteceu em duas etapas, manhã e tarde, e teve como foco a rapidez do atendimento às vítimas de acidentes e adoção de medidas preventivas para salvar vidas.

“Esse treinamento é muito importante para os funcionários da Câmara de Vereadores para saberem a conduta adequada em caso de engasgo e desmaio, AVC e infarto. A iniciativa da formação atendeu o pedido do vereador Rodrigo Cadeirante (União) visando situações que necessitem de socorro imediato e possam ser salvas”, destacou o presidente da Câmara, Junior Martins (PP).

O chefe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Ubiratan Lopes Correia, ministrou a formação. Ele orientou os participantes em relação à conduta para o salvamento de pessoas em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e engasgos com ou sem a ocorrência de desmaio. O treinamento foi dividido em duas partes, sendo a primeira com as orientações sobre a técnica utilizada, a análise do espaço e o acionamento do Samu. No segundo momento, os funcionários puderam colocar em prática as técnicas aprendidas. “A informação gera conhecimento e esses encontros contribuem para salvar vidas. Esse treinamento apresentou noções básicas de como identificar o problema – AVC, infarto e engasgo -, o objetivo é sair daqui com um pouco mais de conhecimento a respeito do cuidado e o que fazer para ajudar uma pessoa até a chegada da equipe do SAMU”, orientou Ubiratan Lopes.

A analista do Legislativo, Poliana Lopes, um dos funcionários que participou do treinamento, destacou a importância de aprender as manobras básicas em caso de socorro. “Nunca precisei realizar esses movimentos em ninguém, porém, já presenciei e agora me sinto qualificada com esses ensinamentos de reanimação e manobra de Heimlich”, relatou a servidora. (STÊNIO AGUIAR)