O SAMU Macro Norte se uniu, mais uma vez, às instituições parceiras para realizar uma simulação realística de um incêndio envolvendo o atendimento a múltiplas vítimas, na tarde de sexta-feira (18), em Montes Claros.
A atividade aconteceu num imóvel em construção no bairro Morada do Sol e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e MCTrans. O objetivo da ação foi integrar as equipes das diversas entidades e otimizar a aplicação do conhecimento.
No simulado, o SAMU prestou atendimento, com uma equipe da Unidade de Suporte Avançado, a uma vítima em parada cardiorrespiratória e fratura no membro superior esquerdo. Os profissionais do SAMU iniciaram o atendimento à vítima ainda dentro do imóvel, com a imobilização e pranchamento do paciente.
O socorro prosseguiu do lado de fora do prédio, na qual foi aplicado o protocolo de reanimação cardiopulmonar e simulada a intubação do paciente na cena. O evento contou ainda com o resgate de pessoas através do método de tirolesa e o içamento de vítimas pelo helicóptero efetuadas pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Ubiratam Correa, a simulação foi válida uma vez que representou uma oportunidade de treinamento em uma situação de um incêndio que é diferente de outros tipos de ocorrências, pois pode envolver ferimentos decorrentes de explosões; quedas; colapso de estruturas, que podem cair nas pessoas; e inalação de fumaça que, dependendo do tipo de gás ou partículas inaladas, pode ter diferentes reações. (Ascom SAMU)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)