O segundo colégio a receber o projeto SAMU na Escola, em 2022, foi o Indyu, em Montes Claros, na quarta-feira (11). Alunos entre 11 e 14 anos receberam orientações dos instrutores do Núcleo de Educação Permanente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte. A atividade foi desenvolvida de forma didática e apropriada para a faixa etária dos estudantes para uma absorção mais eficaz das dicas de primeiros socorros apresentadas.
Foram abordadas situações que envolvem acidentes domésticos como intoxicação com produtos de limpeza, queimaduras envolvendo crianças pequenas que podem, por curiosidade, mexer no cabo das panelas que estão expostas no fogão e acabam por virá-las sobre si. Foi explicado ainda como agir em caso de engasgos com objetos ou com alimento. Nesses dois últimos casos, foram utilizados bonecos realísticos adultos e infantis.
Muito participativo e cheio de perguntas durante todo o treinamento, o estudante do 6° ano, Artur, de 11 anos, contou que a experiência foi muito boa para todos e ainda revelou que, em caso de urgência, não se garante, mas, se precisar, ele sabe como agir. O coordenador do NEP, Ubiratam Correia, orientou ainda os alunos sobre os prejuízos que os trotes causam para o serviço e quando se deve ligar para o 192.
O SAMU na Escola é voltado tanto para escolas públicas como privadas e a capacitação pode ser solicitada através do telefone 2211-0008. (Ascom SAMU)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)