O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) /SAMU Macro Norte realizará a 1ª Jornada de Simpósios Microrregionais. O vento, que tem como tema “Organização e Desafios para uma Rede de Urgência de Excelência”, é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente e tem como objetivo aprimorar as ações e competências dos profissionais ligados ao primeiro atendimento ao paciente.
Os treinamentos são voltados para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos em enfermagem que atuam em hospitais, postos de saúde, Estratégia de Saúde da Família, entre outros. As capacitações serão realizadas nas sedes dos municípios de cada microrregião, sendo elas Janaúba, Monte Azul, Brasília de Minas, Januária, Taiobeiras, Pirapora e Montes Claros.
O curso será constituído por aulas expositivas com estações práticas, simulação realística e discussões de casos, proporcionando uma melhor fixação de conteúdo dos participantes. “A ideia é levar o que há de melhor com relação aos processos e procedimentos, através de dinâmicas e conceitos novos com relação à abordagem ao paciente grave, a trombólise, atendimento a parada cardiorrespiratória, estabilização do paciente, e como otimizar o status do paciente para ser transportado com segurança”, explicou o coordenador do NEP, Ubiratam Correia, que acrescentou que todo o conteúdo será condensado em 8 horas de evento.
Cada cidade, que faz parte da microrregião, poderá inscrever até 10 profissionais que atuam no município. A primeira capacitação acontecerá em Janaúba, no dia 26 de março, sendo que, além dos profissionais de Janaúba, a Secretaria de Saúde de Jaíba, Matias Cardoso, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha e Verdelândia também poderão inscrever membros das equipes de saúde para participar do treinamento.
A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) Zildete Souza lembra que capacitar os profissionais da Saúde de instituições que atuam em parceria com o SAMU beneficia toda a população, uma vez que atualiza o conhecimento daqueles que atuam nas chamadas portas de entrada dos serviços de saúde.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)