SAMU finaliza jornada com simulação de acidente com múltiplas vítimas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

SAMU finaliza jornada com simulação de acidente com múltiplas vítimas

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Macro Norte finalizou a 1ª Jornada de Incidentes com Múltiplas Vítimas com uma simulação realística na quadra de um colégio na área central de Montes Claros, no último sábado (3). O evento teve ainda palestras e mesas redondas online.

Durante os dois dias de evento, o NEP levou aos socorristas da instituição, profissionais de outras entidades e acadêmicos da saúde temas que trataram as diversas facetas dos acidentes que envolvem um número elevado de pessoas. A iniciativa contou com palestrantes do SAMU Macro Norte; com o coordenador médico do Grupo de Resgate – Grau de São Paulo, Jorge Ribera; instrutores dos SAMUs de Belo Horizonte, Varginha e Governador Valadares; além de especialistas da Polícia Militar. 

Na simulação realística, os profissionais do SAMU colocaram em prática tudo o que foi discutido durante as atividades da Jornada. Os socorristas encenaram um acidente que teria ocorrido com a explosão de um botijão de gás em uma escola e deixado oito pessoas feridas. As equipes das Unidades de Suporte Básico e Suporte Avançado foram responsáveis por organizar a cena e prestar todo atendimento necessário às vítimas.

“A Jornada simula uma situação real que a gente encontra nesses acidentes com múltiplas vítimas e nem sempre é da forma que a gente imagina. O simulado tenta chegar o mais próximo possível para que nós, socorristas, ao chegar na cena, estejamos habituados com aquela situação. Embora não seja o real, mas ele retrata o cenário que a gente vai encontrar. E, diante daquela situação, nós melhoramos toda a questão de percepção de risco e percepção das vítimas”, disse o socorrista Carlos Eduardo Ribeiro Vieira. Para o socorrista Geovano Reis Marques, o treinamento possibilitou que eles se sentissem ainda mais preparados e qualificados fisicamente e psicologicamente para esse tipo de ocorrência.

“Foram abordados, de forma sistemática, como identificar um incidente com múltiplas vítimas, como organizar a cena, aplicar os protocolos internacionais como o Método de Triagem Start de maneira que você consiga organizar o seu atendimento e a sua mente e fazer mais para um número maior de pessoas. O intuito foi qualificar cada vez mais os nossos profissionais expondo-os a situações críticas, mas com um ambiente totalmente controlado, que é o caso da simulação realística. E isso traz para a sociedade um retorno imenso, que é a qualificação do profissional através de estratégias de treinamentos”, disse o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Ubiratam Correia. (GA)