Samu faz eleição com chapa única e entrega motos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Samu faz eleição com chapa única e entrega motos

GIRLENO ALENCAR

O Consórcio Intermunicipal de Saúde a Rede de Urgência e Emergencia do Norte de Minas (Cisrun Macro Norte) realiza hoje, às 10 horas, no salão de eventos da 11ª subsecção da OAB, em Montes Claros, a eleição do prefeito Rômulo Carneiro Marinho, de Juvenília, como presidente para dois anos de mandato. Pela primeira vez, a eleição será sem polêmica, pois terá candidatura única. O outro candidato, Pedro Braga, prefeito de Buritizeiro, não conseguiu preencher a chapa com 22 nomes. Ele entrou na Justiça, mas nada conseguiu. Na última eleição do Cisrun, até a Polícia foi acionada.

Para encerrar seu mandato, o atual presidente do  Cisrun/SAMU Macro Norte, Marcelo Meireles, prefeito de São Romão, implanta hoje às 11 horas, o serviço de motolância, com a apresentação dos veículos. A instituição receberá o reforço de duas motocicletas equipadas para prestar o suporte básico de vida. A novidade vai trazer agilidade no atendimento aos pacientes.

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Macro Norte implantou o novo sistema para os profissionais da Regulação Médica e equipes de Intervenção do órgão. Isso permite atualizar os colaboradores da instituição sobre o novo sistema de registro de ocorrências que está sendo implantado. Além de modernizar o serviço, a iniciativa irá diminuir o tempo para atendimento das ocorrências. Assim, todas as ambulâncias do SAMU Macro Norte passarão a contar com smartphones que substituirão os celulares que são utilizados para que a regulação possa contatar os socorristas para orientá-los sobre os atendimentos, atualizar os rádios operadores sobre a sua localização e informações sobre os pacientes; além das orientações passadas pelo médico regulador ao socorrista sobre a conduta a ser tomada com os pacientes.

Com o smartphone, os socorristas receberão as informações iniciais sobre a ocorrência automaticamente na tela do celular, como nome do paciente, idade, endereço, motivo do chamado, etc. Com isso, não haverá mais a necessidade de anotar manualmente as informações na ficha de atendimento como acontece hoje. Já no local na ocorrência, o socorrista poderá informar o status do paciente ao médico regulador através do aparelho. O médico terá as informações em tempo real em seu computador e poderá passar as orientações de atendimento necessárias para cada caso.

“Quando temos um pico de chamados, várias ocorrências chegam à tela do médico regulador e, algumas vezes, o contato por voz, o diálogo entre o médico regulador e as equipes de intervenção, ou com o solicitante, pode demorar um pouco e delongar o tempo para atendimento dessa ocorrência. Agora, eles terão informações precisas do local da ocorrência, o que contribuirá para uma orientação mais rápida e assertiva aos profissionais”, explicou Ubiratam Correia, coordenador do NEP.

O primeiro treinamento foi de forma remota com a apresentação do novo vSky. Já na semana seguinte, o treinamento aconteceu de forma presencial com a disponibilização dos smartphones. O novo sistema ainda será responsável por modernizar a Ficha de Atendimento Pré-hospitalar (Faph) que é um documento que registra os procedimentos realizados no paciente, e que, hoje, é preenchida de forma manual e, com a mudança do sistema, será confeccionada na modalidade eletrônica.

A diretora executiva Zildete Souza destaca que a aquisição do novo programa é um importante avanço para a modernização dos sistemas e atos do SAMU Macro Norte. “A transição é gradual e a capacitação de todos os profissionais é fundamental para o êxito do novo sistema”, conclui.