‘Organização e Desafios para uma Rede de Urgência de Excelência’ foi o tema da 1ª Jornada de Simpósios Microrregionais do SAMU Macro Norte, realizada em Janaúba e em Montes Azul. O evento, realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), visa capacitar profissionais que atuam na área de saúde no Norte de Minas.
O secretário de Saúde de Janaúba, Helvécio Duarte, parabenizou a iniciativa do SAMU e relembrou da época em que o SAMU foi regionalizado. “Eu tenho orgulho de fazer parte dessa história. Aqui foi construído, na Macro Norte, o projeto piloto do SAMU nesse país e naquela época eu tive o privilégio de participar do grupo de consultores e viemos trazer o que aprendemos lá fora”, relatou Duarte, que também é médico.
A diretora executiva do Cisrun, Zildete Souza, destacou o importante papel que o SAMU Macro Norte tem na prestação de serviço de urgência e emergência atendendo uma população de mais de 1,7 milhão pessoas na região. “Além de levar o socorro a quem precisa, nos sentimos no dever de compartilhar o conhecimento e a experiência vivida pelos profissionais durante as ocorrências, contribuindo, assim, na qualificação dos profissionais de saúde da Serra Geral”, disse a diretora.
Participaram ainda da solenidade, a vice-prefeita de Janaúba, Maria Aparecida de Fátima Santos; a secretária de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta e; o coordenador de NEP, Ubiratam Lopes Correia.
Capacitação
As equipes de profissionais dos municípios da microrregião de Janaúba foram divididas em salas para a exposição das aulas, de acordo com a área de formação de cada participante. Urgência e emergência – lesões no trauma, avaliação e conduta nos ferimentos por arma de fogo e arma branca e acidentes de trânsito foram alguns dos temas abordados durante a formação.
Ainda dentro do evento, os socorristas do SAMU também participaram da Recertificação Anual, que tem como foco atualizar os conhecimentos dos já qualificados profissionais do SAMU Macro Norte.
“Está no DNA do nosso serviço essa vontade de multiplicar conhecimento, essa vontade de agregar a todos, principalmente, na emergência, em que aquele primeiro contato com o paciente é determinante para o prognóstico. Então, quando nós pensamos em urgência e emergência, são ações tomadas sem ter muito tempo para pensar, e elas apenas são adquiridas através desses treinamentos”, disse Ubiratam Lopes, que ainda a necessidade de treinamento contínuo.
A expectativa é que a microrregião de Brasília de Minas receba o Simpósio no mês de abril. (Com informações do SAMU)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)