SAMU capacita guias do Parque do Peruaçu - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

SAMU capacita guias do Parque do Peruaçu

O Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte realizou o treinamento de cerca de 80 guias e profissionais do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Itacarambi, na quarta-feira (4). A capacitação teve como objetivo prepará-los para saber como agir em caso de emergência durante visitação pública.

A ação é uma parceria entre SAMU, Prefeitura de Itacarambi e Parque do Peruaçu que, preocupados em oferecer mais segurança aos turistas, resolveram investir na capacitação dos profissionais que atuam no local. Com isso, os guias passaram por estações teóricas e práticas baseadas em protocolos assistências com técnicas de primeiros socorros, emergências clínicas e traumáticas, além da prevenção desses agravos.

 “Muitas vezes, o visitante e o guia podem se deparar com situações de emergências, haja vista que em algumas vezes o local demanda esforço físico, dessa forma o local é propício para que ocorra um evento clínico ou traumático. Então, é importantíssimo os guias estarem aptos a realizarem os primeiros atendimentos, acionarem o SAMU e garantir que a vítima tenha uma assistência eficiente e a tempo”, explicou o coordenador do NEP Ubiratam Correia.

A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Zildete Ferreira de Souza, conta que, como o Parque do Peruaçu recebe um grande número de visitantes, e está localizado a certa distância da área central do município, é muito interessante que os profissionais que desenvolvem suas atividades no local tenham noção de primeiros socorros para prestar o primeiro atendimento à vitima até a chegada do SAMU, no caso de algum incidente. “Em alguns casos, esse primeiro atendimento, nos minutos seguintes a um acidente, pode aumentar consideravelmente as chances de vida de uma pessoa.” (JANE FELIX – Colaboradora)