Em Salinas, após os estragos causados pela chuva, o Lar Santa Clara passa por limpeza e precisa de reforma. Os 38 idosos que vivem no local foram retirados e estão abrigados no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. “A água invadiu todos os cômodos, em alguns chegou a 80, 90 centímetros”, fala Rosa Alcântara, presidente do lar. De acordo com ela, a limpeza está sendo feita por funcionários e voluntários.
A presidente diz que ainda não é possível saber exatamente o tamanho do prejuízo, já que muitos eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos, como máquinas de lavar, refrigeradores, inaladores e computadores, precisam ser testados para ver se ainda funcionam. Salinas foi atingida por uma chuva forte e constante na noite do dia 27 e madrugada do dia 28 de dezembro. O rio, que tem o mesmo nome da cidade, transbordou e a água invadiu casas e comércios. Na segunda-feira (3), dados da Prefeitura apontam que sete pessoas estão desabrigadas e 1.727 desalojadas. No total, 528 famílias foram atingidas. Não houve registro de mortos e feridos.
Como a chuva estava sendo constante e o rio passa nos fundos do lar, a situação estava sendo monitorada pela direção. “A água começou entrando por cima, por volta das 3h. Nossa preocupação maior era tirar os internos. Lá pelas 3h40 já não entrava mais nem carro, arrumamos um barco e tentamos tirar o que dava, mas a documentação do escritório, por exemplo, foi praticamente foi toda perdida”, lamenta a presidente.
Os idosos, que estão no IFNMG, precisarão sair do local dentro de 15 dias, quando as atividades do instituto retornam. “Nós recebemos doações de alguns materiais de limpeza e de fraldas, mas como teremos que lixar e pintar as paredes, precisamos de material de reforma. Nossas portas, por exemplo, molharam e estufaram, perdemos pelo menos umas 10 portas”, lamenta Rosa Alcântara.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)