Sacerdote de Moc será ordenado bispo neste domingo - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Sacerdote de Moc será ordenado bispo neste domingo

O monsenhor Dorival Souza Barreto Júnior será ordenado nesse domingo, dia 3 de janeiro, em Montes Claros,  como bispo titular de Tandara e bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, em cerimônia a ser realizado na Igreja Matriz de Montes Claros. A sua ordenação episcopal o transforma no primeiro padre do Clero da Arquidiocese de Montes Claros que será ordenado bispo. Desde o dia 4 de novembro saiu a sua nomeação, feita pelo papa Francisco. A celebração poderá ser acompanhada pelas redes sociais (Youtube e/ou Facebook) da Arquidiocese e Matriz de Montes Claros.

O cardeal dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, será o bispo ordenante principal desta celebração. Também estarão presentes, dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo metropolitano de Montes Claros e; dom José Ruy Gonçalves Lopes, bispo diocesano de Caruaru, em Pernambuco. Há 34 anos, monsenhor Dorival foi acolhido em Montes Claros por dom José Alves Trindade. “Nosso especial agradecimento ao Santo Padre, que olhou paternalmente para nossa Arquidiocese e chamou um de nossos presbíteros para inseri-lo no colégio dos bispos e dos sucessores dos apóstolos”, afirmou dom João Justino, arcebispo de Montes Claros.

O novo bispo é filho de Dorival Souza Barreto e Maria da Conceição Chaves e nasceu dia 10 de março de 1964, em Jequié, na Bahia. Viveu a sua primeira infância na cidade de Aiquara, na Bahia, transferindo-se em seguida com a sua família para Jequié, onde iniciou os seus estudos ginasiais. No ano de 1980, ingressou no Seminário dos Capuchinhos, em Vitória da Conquista, concluindo o segundo grau no Colégio Paulo VI. Com os Frades Menores Capuchinhos residiu em Salvador, concluindo o biênio filosófico na Universidade Católica do Salvador– UCSal.

Fez o noviciado em Esplanada, na Bahia, emitindo a Profissão Simples. Iniciou o curso de Teologia na UCSal, dando continuidade ao mesmo no Instituo Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pela Diocese de Jequié. Transferindo-se para Montes Claros, concluiu o curso de teologia, sendo ordenado diácono no dia 19/07/1987, por dom Geraldo Majela de Castro. Foi ordenado Presbítero no dia 10/01/1988, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, pelo então bispo diocesano, dom José Alves Trindade. (GA)