GIRLENO ALENCAR
Os ruralistas do Norte de Minas irão pedir ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, a revogação do Decreto 750, que inseriu a região na área da Mata Atlântica e com isso, impediu a atividade rural. O ministro desce hoje, às 8 horas, no Aeroporto de Montes Claros para cumprir agenda com o Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente (Codanorte), quando participará de evento em Francisco Dumont, de extinção de 15 lixões no Norte de Minas. O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino explica que as entidades de classe rural irão mostrar ao ministro que o Norte de Minas não tem qualquer vinculação com a mata seca.
Criado em 1993, o Decreto 750 acabou provocando o surgimento da Instrução Normativa 72, do Instituto Estadual de Florestas. O assunto gerou muita polêmica em todo Norte de Minas, pois impediu a concessão das licenças ambientais. O ministro Ricardo Sales receberá as lideranças rurais no Aeroporto de Montes Claros. Ele estará acompanhado do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant e da secretária estadual de Meio Ambiente, Marilia Carvalho de Melo. Na cidade de Francisco Dumont o ministro Ricardo Sales inaugura a Usina de Reciclagem e Compostagem, acabando com o lixão a céu aberto.
A UTC foi construída em parceria com o Codanorte. O resíduo que sobrar do processamento será encaminhado ao Aterro Sanitário de Mimoso, em Montes Claros. Dentro do Programa Norte de Minas sem Lixões está previsto a construção de mais 04 usinas de triagem e compostagem de resíduos – UTC, com transbordo dos rejeitos para o aterro sanitário de mimoso. O engenheiro Ambiental do Codanorte, Pedro Bicalho Maia, relata que com estas 4 UTCs em operação, o Codanorte irá finalizar os lixões em mais 22 municípios da região, destinando de forma adequada um montante aproximado 190 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)