Rotary Club de Montes Claros Oeste discute Educação Básica e Alfabetização - Rede Gazeta de Comunicação
Rotary Club de Montes Claros Oeste discute Educação Básica e Alfabetização

Na última quarta-feira (8), o Rotary Club de Montes Claros Oeste, sob a coordenação de sua presidente 2021 – 2022 Maria Eliana Pires, recebeu a educadora Amy Tatiana Prates Souto para proferir palestra sobre “Os desafios da Educação Básica e Alfabetização no Brasil”.

O mês de setembro em Rotary, é voltado para a conscientização dos rotarianos e a comunidade mundial para a questão da Educação Básica e a Alfabetização. Durante este mês celebramos nosso progresso e renovamos nosso compromisso com a educação universal.

A educadora dirigindo aos rotarianos, falou sobre a importância do acesso à educação de qualidade como direito fundamental para o desenvolvimento pleno da cidadania e ampliação da democracia. E que garantir esse direito é dever de toda a sociedade.

Amy Tatiana, trouxe números significativos de crianças e jovens que estão fora do sistema formal educacional e que no Brasil os números da taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais são preocupantes e que uma parcela considerável de brasileiros não sabem ler nem escrever. Portanto o analfabetismo não está apenas presente nas crianças e adolescentes, atinge outra parcela da população: os adultos (população economicamente ativa) e idosos. Alertou-nos que a pandemia do Covid-19 está ameaçando dissipar muitos dos ganhos obtidos com o fechamento das escolas e redução da renda das famílias.

A educação é a forma mais prática e o caminho mais correto para se chegar ao desenvolvimento de uma nação. Não podemos pensar em um país desenvolvido plenamente, com uma estabilidade econômica definida, com uma política social justa e humana, com homens públicos conscientes e responsáveis, sem primeiro pensarmos na educação e na formação cultural de seu povo.

Durante as inúmeras trocas ocorridas, o rotariano José Jorge Leite disse que: “Na prática, é importante que a comunidade saiba, que o

Rotary patrocina projetos educacionais como o “Projeto Cor e Luz” realizado aqui em Montes Claro pelo Rotary Club de Montes Claros

Oeste em parceria com o Rotary Club de Montes Claros Sul e apoiados com recursos de um Subsídio Distrital que atendeu 2.500 alunos em sete escolas da rede pública municipal de ensino. O atendimento era a detecção e intervenção em deficiências visuais com consultas oftalmológicas e doação de óculos. E os casos de diagnósticos complexos encaminhamento para atendimento especializado na rede municipal de saúde.”

Outros inúmeros projetos de igual destaque são desenvolvidos pelos clubes de Rotary pelo mundo todo em parceria com a Fundação Rotária, apoiando a educação por meio de Bolsas de estudo, treinamento de professores, fortalecimento de sistemas educacionais dentre outras possibilidades.

Os rotarianos acreditam que refletir e conscientizar a comunidade sobre a importância da educação e alfabetização têm o objetivo de contribuir para a redução da disparidade de gêneros na área educacional, aumentar a alfabetização de adultos que vai impactar diretamente na redução da pobreza, na melhoria da saúde, no desenvolvimento econômico e comunitário e a instauração da paz.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: