Rotarianos fazem vacinação contra a Poliomielite nesta quinta-feira - Rede Gazeta de Comunicação

Rotarianos fazem vacinação contra a Poliomielite nesta quinta-feira

GIRLENO ALENCAR

O Rotary Club de Montes Claros Liberdade realizará hoje (28), das 14h às 18h, em parceria com a Secretaria de Saúde e as associações dos bairros Residencial Minas Gerais, Monte Sião I e Monte Sião II, uma ação de vacinação contra a Poliomielite para crianças de ate cinco anos. Para vacinar, os pais devem levar o filho até a rua   Oito, nº 10, bairro Monte Sião. No local terão várias brincadeiras, cama elástica, palhaços. Rotary Club de Montes Claros Liberdade! Os bairros Monte Sião I e II, baixo índice  de  crianças vacinadas,  motivo  da ação  do Rotary Club de Montes Claros Liberdade, em parceria  da Secretaria  Municipal de Saúde. O curioso é que a campanha foi encerrada dia 24, onde Montes Claros não conseguiu atingir a meta de 95% de vacinação. De 22.753 crianças que deveriam ser vacinadas foram atendidas 17.249, o que deu 75,81%. O  público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças entre um e cinco anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação.

A SES-MG estima a existência de 1.034.782 crianças nesta faixa de idade e afirma que a meta é vacinar 95% deste público. “A vacinação é a única forma de proteger contra a poliomielite e evitar a reintrodução da doença em nosso estado. Por isso, devemos levar as crianças para vacinar e, assim, manter altas as coberturas vacinais”, comenta Josianne Gusmão.

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda causada pelo poliovírus, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Afeta os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais sintomas a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia (ausência de reflexos) no segmento atingido. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as pessoas não imunizadas são suscetíveis de contrair a doença. Desde 1990, o país não detecta casos da poliomielite. 

%d blogueiros gostam disto: