Risco de rompimento de barragem provoca evacuação de moradores em município - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Risco de rompimento de barragem provoca evacuação de moradores em município

GIRLENO ALENCAR

O risco de rompimento de barragem localizada em Curral de Dentro levou a Defesa Civil de Minas Gerais a retirar os moradores que residem nas imediações. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais orientou a imediata evacuação da população que poderia ser atingida em caso de rompimento da barragem. 

As ações foram repassadas para o Plantão da Cedec em BH que fez contato com Walcrislei, Gerente de Segurança de Barragens e Sistemas Hídricos do IGAM, que informou que possivelmente se tratava de uma barragem irregular, construída recentemente com material arenoso e sem acompanhamento técnico, que acabou sofrendo escorregamento na porção central da estrutura.

A barragem possui altura aproximada de 15 metros, área em torno de 16. Mil metros quadrados e volume estimado entre 200 e 250 metros cúbicos. Em uma primeira análise, a barragem seria enquadrada como de pequeno porte, com baixo Dano Potencial Associado. A Defesa Civil descobriu o aparecimento de vazamentos e rachaduras na barragem. A equipe de obras da prefeitura realizou uma intervenção com escavadeira no sentido de drenar e rebaixar o nível de água da estrutura, com o intuito de reduzir o risco de rompimento. No entanto, é necessário acompanhamento técnico, pois o risco permanece presente.

As três famílias, com um total de sete pessoas, foram retiradas de suas residências. As equipes da Prefeitura, Defesa Civil Municipal e Estadual, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar permanece no local acompanhado a intervenção na ampliação do vertedouro para evacuação do volume de água. Trabalhos continuam.  Até o momento o risco da barragem é controlado.