Risco de contaminação: Anvisa suspende lotes de detergente Ypê - Rede Gazeta de Comunicação
Risco de contaminação: Anvisa suspende lotes de detergente Ypê

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de determinados lotes de todas as versões do detergente Ypê, da empresa Química Amparo, devido a “potencial risco de contaminação microbiológica”. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira, 07/05.

De acordo com informações, a decisão da Anvisa veio após a empresa Química Amparo notificar a agência sobre o recolhimento voluntário do produto. Durante a análise de monitoramento da produção, foi identificado um desvio que apontava para um possível risco de contaminação microbiológica. Por isso, todos os lotes fabricados nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022, marcados com os finais “1” ou “3”, estão sujeitos à suspensão e não devem ser utilizados.

A Química Amparo explicou que os lotes em questão foram detectados pelo seu controle de qualidade, que prontamente informou à Anvisa e iniciou o processo de recolhimento voluntário há mais de um mês. A empresa ressaltou que apenas os lotes específicos mencionados na resolução da Anvisa estão proibidos de serem comercializados, não havendo restrições para os demais disponíveis no mercado.

Em resposta, a Anvisa confirmou ter sido informada pela empresa sobre resultados microbiológicos não conformes com os critérios estabelecidos. Quanto ao risco à saúde, a agência ressaltou que este é minimizado por duas razões. Primeiro, o produto é destinado à limpeza de artigos e é enxaguável, o que limita o contato prolongado com a pele. Segundo, altos níveis de contaminação seriam facilmente perceptíveis pelo consumidor devido ao mau cheiro e turbidez, o que desencorajaria o uso do produto contaminado.

“Após uma rigorosa análise interna identificou-se, em alguns lotes específicos, a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato”, disse em nota.

(WebTerra)

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