RF retém ônibus com mercadorias com indícios de importação irregular - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

RF retém ônibus com mercadorias com indícios de importação irregular

Um ônibus com mercadorias com indícios de importação irregular foi retido pela Receita Federal em Bocaiuva nessa quinta-feira (8). A ação contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e foi realizada na BR-135.

Segundo a Receita Federal, o veículo com placa de Montes Claros estava transportando mercadorias avaliadas em R$ 300 mil, em sua maioria eletrônicos.

“Motorista e ocupantes não conseguiram apresentar documentos fiscais que comprovassem a regularidade da operação”, detalhou a Receita Federal.

Por esse motivo, o ônibus e os produtos foram retidos e encaminhados para o depósito da Receita.

“A apreensão do veículo é prevista em lei, na medida em que, quando abordados pela Receita Federal, ficou constatado que as mercadorias eram de procedência estrangeira e estavam desacompanhados de documentos fiscais, como o conhecimento de transporte. É obrigação do transportador apresentar os documentos fiscais correspondentes às mercadorias.”

Após a apreensão, é aberto um procedimento administrativo, no qual a empresa pode apresentar sua defesa.

Se comprovadas as irregularidades, poderá ser decretada a pena de perdimento dos produtos e do próprio veículo. Além disso, ao final do procedimento, é possível que seja lavrada uma representação fiscal para fins penais endereçada ao Ministério Público Federal contra a empresa e seus responsáveis, que poderão responder criminalmente pelos seus atos”, explicou a Receita.

Se houver o perdimento, a Receita Federal dá o destino para os bens. Se forem produtos de importação proibida, a destruição é providenciada. Há ainda a possibilidade de leilão das mercadorias, sendo que a renda é revertida aos cofres públicos.

A ação desta quinta faz parte do trabalho de monitoramento e inteligência realizado pela Receita Federal e forças policiais na região.

“Por meio de análises de risco e cruzamento de dados fiscais, a Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal passa a acompanhar a movimentação de veículos e pessoas pelas estradas que apresentam indícios de prática de ilícitos, como o contrabando e o descaminho. Passo seguinte, são alvo de abordagens.”