RETA FINAL | Montes Claros decide no domingo (6) quem será o próximo prefeito - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

RETA FINAL | Montes Claros decide no domingo (6) quem será o próximo prefeito

GABRIELE SANTOS

Neste domingo, 6 de outubro, mais de 278 mil eleitores de Montes Claros irão às urnas para escolher o novo prefeito e os vereadores que representarão a cidade pelos próximos anos. A disputa eleitoral está chegando ao fim, e os eleitores têm nas mãos o poder de decidir o futuro do município, baseados nos planos de governo dos candidatos. Abaixo, a Gazeta Norte Mineira apresenta um resumo das principais propostas de cada um dos postulantes à prefeitura, organizadas em ordem alfabética.

Délio Pinheiro (PDT)

Com um plano de governo composto por 56 páginas e dividido em 11 temas, Délio Pinheiro propõe uma gestão participativa e próxima da população. Suas principais propostas incluem a construção de mais Unidades Básicas de Saúde (UBS), a revisão da carga horária dos professores e o incentivo à capacitação para o desenvolvimento da agricultura familiar. Além disso, Délio planeja criar um Novo Distrito Industrial, patrulhas da Guarda Municipal voltadas para a proteção de grupos vulneráveis e a pavimentação de todas as ruas e avenidas, tanto na área urbana quanto nos distritos.

Fábio Máquinas (Mobiliza)

O plano de Fábio Máquinas tem 13 páginas e é dividido em 11 tópicos, focando no aumento dos beneficiários do Bolsa Família, abertura de restaurantes populares nas macrorregiões de Montes Claros e ampliação de vagas na rede municipal de ensino, com atenção especial para a melhoria da qualidade da merenda escolar. Entre outras propostas, ele sugere a reforma das quadras esportivas, regularização de chacreamentos e a transformação da Guarda Municipal em uma Polícia Municipal com plantão médico 24 horas.

Guilherme Guimarães (União)

Candidato pelo União, Guilherme Guimarães apresenta um plano de 40 páginas que destaca a continuidade dos princípios da atual gestão, voltados para o cuidado com as pessoas. Ele propõe a promoção da educação integral em unidades de ensino da zona urbana e rural, a criação de um Centro de Inclusão Digital para alunos e professores, além da implantação do Parque Vilage e conclusão do Parque Belvedere. Outras promessas incluem a expansão do sistema de vigilância eletrônica com o Sistema Olho Vivo e a realização da Copa Municipal de Futsal.

Maurício (PL)

Com um plano de 38 páginas, Maurício foca na integração entre a população e a administração pública para debater questões de interesse coletivo. Ele promete criar um Centro de Imagem-Diagnóstico pelo SUS, um Centro Especializado em Autismo (CEA) e implementar escolas de tempo integral para todas as classes. O plano também menciona investimentos no ensino de inglês nas escolas municipais, a transformação do Parque Sapucaia em um Ecoparque e a ampliação do sistema de vigilância eletrônica com o uso de câmeras e inteligência artificial (IA).

Paulo Guedes (PT)

Paulo Guedes, com um plano de governo de 56 páginas, enfatiza a importância de uma gestão inclusiva e igualitária. Entre suas principais propostas estão a ampliação da cobertura das Equipes de Saúde da Família, o combate à evasão escolar e a oferta de alimentação escolar de qualidade, priorizando produtos da agricultura familiar. Ele também planeja melhorar a acessibilidade em calçadas e passeios, recuperar estradas rurais e criar lagoas, como a Lagoa Interlagos, para melhorar o clima da cidade.

Ruy Muniz (PSB)

Ruy Muniz apresenta um plano de 29 páginas, que busca transformar Montes Claros em um polo de crescimento sustentável. Suas propostas incluem aumentar o número de alunos da rede municipal para 50 mil até 2028, construir 40 novas creches e fortalecer o Programa de Inclusão para estudantes com necessidades especiais. Ele também propõe implementar a cobertura de 100% da população com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), ampliar o papel da Guarda Municipal como Polícia Comunitária e criar o Centro de Comando e Controle (CCC) para monitoramento 24 horas da cidade.

Com a campanha se aproximando de seu fim, os eleitores de Montes Claros têm nas mãos o destino da cidade para os próximos anos. A votação será das 8h às 17h, e é importante que todos exerçam seu direito ao voto de forma consciente.