Representantes de Capelinha vieram conhecer nossas práticas sustentáveis - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Representantes de Capelinha vieram conhecer nossas práticas sustentáveis

As secretarias de Serviços Urbanos (SSU) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) de Montes Claros, recebeu na quarta-feira (8), representantes da Prefeitura de Capelinha (Vale do Jequitinhonha), que vieram conhecer os programas sustentáveis em andamento na cidade. Os visitantes foram recebidos pelo vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães.

Guilherme explicou que a cidade gera, atualmente, 270 toneladas de lixo por dia, e que a meta, com a implantação de programas voltados à sustentabilidade e ao reaproveitamento, é atingir o “lixo zero”. Um desses programas é o “Recicla aos Montes”, que apoia cinco galpões de reciclagem da cidade, sendo que cada um deles recebe, anualmente, 60 mil reais para despesas e estruturação. Os catadores e gestores que atuam nesses galpões recebem, da Prefeitura, capacitação em várias áreas, inclusive em prestação de contas. Executado em parceria com o Ministério Público, o programa se tornou referência em todo o país, buscando, com um olhar social e sustentável, o objetivo de zerar o lixo enterrado na cidade, promovendo, no processo, a inclusão social dos catadores.

Após a reunião com o vice-prefeito, os representantes de várias secretarias da Prefeitura de Capelinha visitaram o aterro sanitário de Montes Claros e conheceram os galpões de reciclagem.

Para Guilherme Guimarães, passar esse conhecimento para a Prefeitura de Capelinha foi muito importante, e a visita demonstra que Montes Claros está no caminho certo na sua busca pela sustentabilidade.

Soter Magno, secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, afirmou que a cidade já é referência em reuso e desenvolvimento sustentável. (Ascom PMMC)